Pedro Grigori - Especial para o Correio, Thiago Soares
postado em 26/10/2017 11:49
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) oficializou o racionamento de água na região norte do DF. Na tentativa de garantir o abastecimento da população urbana de Planaltina e Sobradinho, a agência elaborou um acordo com produtores rurais para manter os recursos hídricos da bacia do Pipiripau. O reservatório, que é responsável pela distribuição de água para as duas cidades, também é utilizado pela irrigação de duas zonas rurais.
[SAIBAMAIS]O plano é que somente a cada oito dias os produtores do Canal Santos Dumont recebam o recurso para armazenar em reservatórios. No dia em que a água está disponível para os 13 produtores do canal, o abastecimento da população e dos produtores próximos ao Pipiripau será interrompido. A suspensão durará até 24 horas, com possível estabelecimento total em 48 horas. Nos outros dias, o canal permanecerá fechado, para que a Companhia de saneamento Ambiental (Caesb) abasteça com segurança, a população de Planaltina e Sobradinho. Os demais produtores poderão retirar água do Ribeirão Pipiripau, obedecendo a registrição de horário, permitida de 18h às 6h.
Até o momento, a Caesb não finalizou o cronograma de corte de água em Sobradinho e Planaltina, mas o esquema entrará em vigor ainda nesta semana. O aviso da interrupção será divulgada com até três dias de antecedência.
Esquema
O Canal Santos Dumont será aberto das 18h de sábado (28/10) às 18h de domingo (29/10). Nesse período, os produtores do Canal, que estão sem receber água desde a noite do último dia 20, poderão encher seus reservatórios. Depois, o Santos Dumont permanecerá fechado por uma semana. A Caesb será responsável pela organização dos cronograma posterior à população urbana e rural.
Durante os próximos dias, equipes da Adasa e da Caesb farão o monitoramento da vazão em diversos pontos do Ribeirão Pipiripau, para coleta de dados relevantes para a gestão da bacia. Além disso, Agência de Nacional de Águs (Ana) fará operações de fiscalização em toda a bacia, para acompanhar o cumprimento do acordo.
Motivos
Desde o começo do mês, diversos moradores de Planaltina e Sobradinho relataram ter ficado até seis dias sem água. Isso ocorreu devido a baixa vazão no córrego do Pipiripau. A Caesb tem autorização para captar 400 litros por segundo (l/s) da Bacia do Pipiripau, mas devido à seca, em média, a vazão captada era de 270 l/s. Com o aumento da captação de água bruta pelos agricultores, além da retirada de água pelos produtores do canal, a Caesb conseguia captar menos de 130 l/s, o que impossibilitava a captação, tratamento e distribuição de água para a região norte do DF.