Cidades

Aumenta o número de multas por falta de seta e CNH suspensa, afirma Detran

Foram registradas 8.276 infrações pela ausência de sinalização e 956 condutores impedidos, aumento de 42,8% e 136%, respectivamente, em comparação a 2016

postado em 26/10/2017 16:15
Policiais intensificaram monitoramento a condutores que já foram penalizados e continuam cometendo infrações
Levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) aponta que o número de autuações por falta do uso da seta, além de direção com CNH suspensa ou cassada, aumentou em 2017. O órgão registrou 18.276 infrações pela ausência de sinalização e 956 condutores impedidos.

[SAIBAMAIS]Entre janeiro e setembro deste ano, o número de multas por falta de seta subiu em 42,8%, em comparação ao mesmo período de 2016. Já de janeiro a outubro, também em comparação ao ano passado, a quantidade de autuações a motoristas cassados ou suspensos aumentou em 136%.

Penalidade

Não dar seta no veículo é considerado infração grave, conforme o art. 196 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. A penalidade para o condutor impedido, que é flagrado dirigindo, é de R$ 880,41 e cassação da CNH. Nesta situação, a pessoa precisará passar novamente pelo processo de habilitação e só poderá conduzir após afastamento de dois anos. O caso também configura crime, com prisão de seis meses a um ano.

Uma ação no trânsito que começou em abril deste ano já resultou em 35 processos judiciais. A Operação Pontos para a Vida (PPV), do Detran/DF em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), tem como objetivo o monitoramento de condutores que já foram penalizados e continuam cometendo infrações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação