Cidades

Incêndio na Chapada é controlado e deve ser extinto nos próximos dias

A chuva que caiu na localidade durante a tarde deste sábado (28/10) contribuiu para que o fogo fosse controlado na reserva natural

Ricardo Daehn
postado em 29/10/2017 12:30
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve 68 mil hectares dos 240 mil hectares totais atingidos pelas chamas
Passadas quase três semanas desde o começo dos variados focos de incêndio que comprometeram mais de 28% da vegetação natural do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a maior reserva de cerrado do mundo, finalmente, tem perspectiva de alívio. "Já podemos declarar controlado o incêndio. E é provável que seja considerado extinto, dada a quantidade de chuva que caiu por toda a tarde de ontem;, comenta o gestor do parque, Fernando Tatagiba.

[SAIBAMAIS]O início das chuvas na região, que estão previstas inclusive para a nova semana, trazem otimismo para a situação do parque que teve 68 mil hectares dos 240 mil hectares totais de reserva atingidos pelas chamas. Voluntários, bombeiros e brigadistas já iniciam uma desmobilização lenta e gradual. ;A chuva cobriu o foco de fogo ativo, mas a segurança da extinção do fogo virá com o monitoramento e a avaliação, por sobrevoos, a serem feitos ao longo de hoje;, explica Tatagiba.
O momento encoraja inclusive avanços na discussão da reconstrução e regeneração natural do cerrado. ;O bioma é composto por diversos tipos de vegetação. Há uma variação no tempo de reconstituição da vegetação. Nas áreas mais abertas, as formações rupestres e os campos nativos tendem a ter mais velocidade na recuperação. É questão de meses;, explica Tatagiba. ;Já as veredas e as áreas florestais se regeneram em menor velocidade ; podendo levar anos;, conclui o ambientalista.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação