Cidades

Novo foco de incêndio na Chapada é controlado

Equipes do ICMBio e Ibama controlaram o incêndio na região conhecida como Catingueiro, próxima a Cavalcante (GO)

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 30/10/2017 15:45
O incêndio, que dura cerca de três semanas, comprometeu mais de 28% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda é motivo de preocupação. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (30/10), as chamas tomaram conta da região conhecida como Catingueiro, a 40km de Cavalcante (GO).


[SAIBAMAIS]O fogo foi controlado por equipes do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ainda não há informações sobre a área queimada.

;Esse tipo de ignição não é raro de acontecer. Nós não declaramos o incêndio na Chapada dos Veadeiros extinto, mas controlado;, enfatiza Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional. O ICMBio continua de prontidão para atuar caso haja novos focos de incêndio.
Também nesta segunda, houve desmobilização das brigadas do Parque Nacional de Itatiaia e da Serra da Mantiqueira. O mesmo deve acontecer com os bombeiros do DF e de Goiás. O resgate dos animais está sendo feito por equipes de veterinários de Minas Gerais e da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Segundo o ICMBio, a previsão é de que o parque seja reaberto na quarta-feira (1/11).

Investigação

O incêndio, que dura há cerca de três semanas, comprometeu mais de 28% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a maior reserva de cerrado do mundo. A Polícia Civil de Goiás investiga se a origem do fogo é criminosa, após moradores da região alegarem ter visto um motociclista com um galão de gasolina, em 17 de outubro, às margens da GO-118, entre Cavalcante e Alto Paraíso.

De acordo com estimativas do Ibama e do ICMBio, a recuperação da vegetação rasteira do parque levará cerca de 18 meses, enquanto o restante deve demorar até um ano e meio. Já a perspectiva para a regeneração completa da fauna e da flora é de 10 anos.

Doações

Moradores de Alto Paraíso, em parceria com organizações de defesa ambiental, criaram o projeto Rede Contra Fogo. A iniciativa abriu um financiamento coletivo para ajudar na arrecadação de fundos destinados ao transporte de voluntários, logística de equipamentos, operações de combate ao incêndio e preparação de lanches.

A primeira fase do financiamento conseguiu arrecadar R$ 170 mil. Na segunda etapa, o objetivo é angariar, até sábado (4/10), R$ 574.710 para treinar e equipar oito novas brigadas. Com o apoio de mais de 5 mil pessoas, já foram atingidos 76% da meta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação