Cidades

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto nesta quarta-feira

A unidade de conservação volta a receber o público após duas semanas fechada em função do incêndio que queimou 1/4 de sua área total

postado em 31/10/2017 19:23
Cachoeira Almécegas, na Chapada dos Veadeiros
Após o maior incêndio da história a atingir o local, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) reabre nesta quarta-feira (1;/10). A unidade de conservação estava fechada aos turistas desde o início da queimada que teve início em 17 de outubro. O fogo foi totalmente extinto nesta terça-feira (31/10).

[SAIBAMAIS] As chamas atingiram 66,014 mil hectares, o equivalente a 28% do parque. As ações de combate envolveram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além do Grupo Ambientalista do Torto (GAT).
Mais de 500 voluntários se juntaram ao combate e desempenharam papéis fundamentais por meio da atuação em várias frentes e da arrecadação de recursos que serão utilizados em treinamentos e ações de prevenção. A Força Área Brasileira (FAB), Polícia Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apoiaram os trabalhos com a cessão de aviões e helicópteros.
[VIDEO1]

Funcionamento


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros funciona de terça a domingo. Em casos de feriados na segunda-feira, a unidade de conservação permanece aberta na data e fecha no primeiro dia útil subsequente. Em janeiro e julho, meses de férias escolares, o parque fica aberto durante todos os dias.

A entrada é das 8h às 12h e a saída, até as 18h. Na entrada, o registro dos visitantes é feito mediante o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas.

Para enriquecer a experiência da visitação e reduzir os impactos sobre o ecossistema, a visitação é limitada de acordo com a capacidade das trilhas. A Trilha dos Saltos recebe 250 visitantes por dia; Trilha dos Cânions, 200 visitantes/dia; Trilha da Seriema, 30 visitantes/dia; e Travessia das Sete Quedas, 20 pessoas acampadas/noite.
[FOTO1042374]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação