Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 01/11/2017 16:00
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou a possibilidade de chuvas intensas serem registradas nesta nesta quarta-feira (1/11), em todo o Distrito Federal. O alerta para precipitações, que até esta manhã era vermelho, foi ;rebaixado; para amarelo. Com isso, os ventos deverão atingir até 60 km/h. De acordo com o órgão, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A princípio o risco de temporais também foi descartado.
Segundo o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo, na terça-feira, um ;alerta vermelho; havia sido emitido pelo instituto, entretanto, hoje pela manhã, uma nova previsão ;rebaixou; a força das chuvas no Distrito Federal. ;O alerta expirou às 9h. Hoje a previsão é de chuva intensa e ventos variando de 40km/h a 60 km/h;, explicou. O alerta começou às 12h desta quarta e dura até o fim do dia.
A Defesa Civil do Distrito Federal também emitiu alerta no final desta manhã, orientando a população sobre possível chuva forte na Estrutural e no Plano Piloto. Segundo o Subsecretário do Sistema de Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, o órgão utiliza várias fontes para prever as precipitações e em casos de tempestade, a população deve primeiro procurar o Corpo de Bombeiros. ;Os alertas continuarão a ser emitidos. Nesta época do ano é preciso ter precaução;, disse. De acordo com informações do Inmet, a previsão é que no mês de novembro caia 231 milímetros de chuva, com possibilidade dsse volume de água ser superado.
Abaixo as orientações do Inmet e da Defesa Civil do DF em caso de chuvas ou tempestades:
Não fique debaixo de árvores
Prefira se abrigar em carros ou dentro de residências
Se perceber que tem risco de inundações dentro de casa, desligue rapidamente o disjuntor
Devido a fortes ventos, pode haver destelhamentos. Se isso acontecer, a melhor recomendação é ir para debaixo de mesas e não para a rua.
Emergências: ligue 193
Em caso de rajadas de vento:
não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).