Cidades

Veja o que abre e o que fecha no Dia de Finados em Brasília

É importante ficar atento ao funcionamento de serviços e órgãos públicos

Jéssica Luz- Especial para o Correio
postado em 02/11/2017 08:44
Para quem escolheu aproveitar o feriado de Finados na cidade ou optou por prestar homenagens a entes queridos, é importante ficar atento ao funcionamento de serviços e órgãos públicos. A frota de ônibus estará reduzida, e o metrô atenderá a população das 8h às 20h. As linhas que passam pelos cemitérios serão intensificadas, de acordo com a necessidade da população. As demais circularão com a tabela de domingo e feriado, com 40% dos coletivos. Na sexta-feira, o transporte de Brasília opera normalmente.

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek espera grande movimentação. A previsão é de aumento na quantidade de embarques e desembarques. São esperados cerca de 275 mil passageiros até 6 de novembro. No período, estão previstos mais de 1,9 mil pousos e decolagens, além de 13 voos extras.

Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) informou que comerciantes que atuam em lojas de rua ou de shoppings estão autorizados a abrirem seus negócios. A única exigência é que se cumpra a jornada de 6h de trabalho para cada funcionário. Os estabelecimentos têm liberdade para determinar os horários de funcionamento. A regra não se aplica aos shoppings populares. Estarão fechados no feriado e retomarão as atividades normalmente na sexta-feira.

Bancos
Os estabelecimentos bancários não funcionarão hoje, mas as atividades serão retomadas amanhã. Aos clientes do Banco de Brasília (BRB), uma atenção a mais: as unidades do BRB Conveniência também não funcionarão. Caixas eletrônicos e internet banking funcionam com data do dia útil seguinte.

Serviços públicos

; Detran
Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran) não abrem nesta quinta-feira. Os plantões que serão realizados pelo órgão têm como finalidade única a fiscalização.

; Hemocentro
Não abre no feriado. As atividades serão retomadas na sexta, das 7h às 18h. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Mais informações pelo telefone 160, opção 2. Aos domingos, o Hemocentro não realiza nenhuma atividade.

; Na Hora
Os postos do Na Hora não ficarão fechados. Na sexta-feira, as atividades voltam ao normal. O horário de atendimento é das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 12h30. Aos domingos, não são realizados atendimentos.

; Saúde
Emergências e unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionarão normalmente. Ambulatórios e unidades básicas de saúde
estarão fechados.

; Secretaria de Fazenda
As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não atenderão a população no Dia de Finados. A assistência virtual para dúvidas e solicitações está disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente. Emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas normalmente pelo portal da Fazenda.

; Segurança pública
Durante o feriado, funcionarão, em sistema de plantão 24 horas, as 12 centrais de flagrantes. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 estarão disponíveis no período.

Pontos turísticos

; Catetinho
O ponto turístico que fica no Km 0 da BR-040, no Gama, funcionará normalmente no feriado, das 9h às 17h. Para mais informações: 3338-8803.

; Jardim Botânico
O Jardim Botânico funciona normalmente, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos a partir dos 60 anos e deficientes não pagam. Das 7h às 8h50, a entrada para pedestres e ciclistas é gratuita. O Jardim Botânico fica na Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela subida da QI 23 do Lago Sul.

; Jardim Zoológico
Durante o feriado, o Zoo abrirá normalmente, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças, estudantes, idosos acima de 60 anos, professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Deficientes e crianças de até 5 anos não pagam. Endereço: Avenida das Nações, L4 Sul.

; Memorial dos Povos Indígenas
O museu dedicado à cultura indígena brasileira abrirá mais tarde no feriado, das 10h às 17h. Normalmente, o funcionamento é das 9h às 17h. Fica em frente ao Memorial JK. Para mais informações: 3344-1154 ou 3342-1156.

; Planetário
O local abre com horário de fim de semana, das 8h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento será das 9h às 21h. A entrada é gratuita, mas, aos que desejarem contribuir, pode ser doado 1kg de alimento não perecível, exceto sal. Para mais informações: 3224-7970.

; Torre de TV
Abrirá normalmente durante o feriado, das 9h às 19h.

; Torre de TV Digital
A visitação está suspensa para manutenção.

Bibliotecas

; Biblioteca Pública de Brasília
Localizada na EQS 312/313, o espaço se encontra fechado desde abril para reforma.

; Biblioteca Nacional de Brasília
Próxima à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca não funciona no feriado. Informações: 3325-6237.

Espaços Culturais

; Casa do Cantador
A Casa do Cantador, também conhecida como Palácio da Poesia, não abrirá nesta quinta-feira, mas retomará as atividades normalmente no dia 3. Endereço: QNM 32, Área Especial, Ceilândia Sul. Telefone: 3378-5067.

; Cine Brasília
A programação do cinema será normal durante o feriado, das 14h às 20h. Informações: 3244-1660.

; CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil funcionará normalmente durante o feriado. Telefone: 3108-7600.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação