Cidades

Mutirão recupera ruas afetadas por alagamento no condomínio Sol Nascente

Força tarefa do GDF trabalha intensamente durante o domingo (5/11) para minimizar danos causados pelo alagamento

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 05/11/2017 14:18
Ruas da condomínio Por do Sol acabaram alagados devido as chuvas que começaram na quarta-feira (1/11)A retirada de lama, entulhos e lixo no Condomínio Sol Nascente, na Ceilândia, foi reforçado neste domingo (5/11) por 10 caminhões, duas pás mecânicas e uma patrola, utilizadas para a desobstrução das vias que ainda estão intransitáveis. O trabalho está concentrado no conjunto C da chácara 125, no trecho 2, onde a lama ainda impede a passagem dos veículos. Além da ação das máquinas, as equipes intensificaram a limpeza urbana da cidade e estão sinalizando locais onde há obras em andamento e vistoriando casas.

[SAIBAMAIS]A prioridade dos trabalhos é no trecho 2, onde residem cerca de 30 mil famílias, uma das áreas mais afetadas pelo temporal. Muitas ruas ficaram intransitáveis e a recuperação inclui a retirada da terra molhada e a colocação de material seco, como cascalho. ;A terra firme vai facilitar a acessibilidade dos moradores. Agora eles vão poder circular livremente;, explicou a líder comunitária do trecho 2, Ivanete Oliveira.

A forte chuva que caiu no Sol Nascente, na quarta (1/11) e quinta-feiras (2/11), provocou o rompimento da rede de água, derrubou muros e alagou várias ruas. Um homem chegou a ser arrastado pela enxurrada, mas teve somente escoriações. Segundo Ivanete Oliveira, um muro construído recentemente por um morador também contribuiu para piorar a situação, já que ele dificultava a vazão da água da chuva. ;O muro estava impedindo que a água seguisse seu fluxo normalmente. Foi uma atitude infeliz do morador, que já está sendo solucionada. Toda a comunidade está sendo assistida;, explicou a líder comunitária.

Vários órgãos do GDF estão trabalhando em conjunto para diminuir os transtornos causados na região de Sol Nascente. Na quinta-feira, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fez a reparação da rede de esgoto e o consórcio responsável pelas obras de drenagem começou a recuperação das ruas mais afetadas pelas chuvas.

A força-tarefa para solucionar os problemas causados pela chuva no Condomínio Sol Nascente é composta por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). O grupo, inclusive, está monitorando a região. A equipe é coordenada pelo secretário das Cidades, Marcos Dantas. ;Agora, que o tempo melhorou, estamos estabilizando o terreno com o material seco, o que vai possibilitar a circulação dos moradores novamente;, disse o secretário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação