Cidades

DF teve 11 assassinatos durante o Feriadão, diz Sinpol

Outras 10 pessoas foram vítimas de tentativa de homicídio. Os dados são do balanço feito pelo Sinpol. A Secretaria de Segurança rebate os números

postado em 07/11/2017 06:00
Veículo roubado durante o Feriadão e recuperado pela PMDF O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol/DF) divulgou nesta segunda-feira (06/11) o balanço dos principais crimes cometidos entre quinta e domingo durante o feriado prolongado do Dia de Finados.
[SAIBAMAIS] De acordo com o levantamento, 11 pessoas foram assassinadas e outras 10 sofreram tentativa de homicídio. O número de roubo a pedestres ultrapassou 300 registros. O número de casos de furtos -incluíndo de celulares, veículos, em comércio, em residências, por exemplo- foram 1.163.
O presidente do sindicato, Rodrigo Franco Gaúcho, atribui os índices à deficiência no número de policiais. ;É preciso mais investimentos na Segurança Pública. Não há como controlar tamanha criminalidade com o efetivo de policiais civis reduzido à metade;, alegou.
Porém, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF) rebate o levantamento feito pelo sindicato, alegando ser a única fonte oficial autorizada a publicar índices criminais no Distrito Federal. Segundo a pasta, os dados oficiais são divulgados por meio de balanços mensais e anuais que levam em conta uma análise científica que permite contextualizar a criminalidade. "As estatísticas são extraídas dos bancos de dados Millenium e Polares da PCDF, que armazenam todas as ocorrências registradas nas delegacias de polícia e são referências nacionais na área de gestão de dados criminais. A SSP/DF assegura que todos os esforços continuarão sendo feitos, junto com as Forças de Segurança, para que os indicadores da criminalidade no Distrito Federal continuem recuando", afirmou em nota.

Confira o balanço do Sinpol/DF:

Homicídios consumados: 11
Homicídios tentados: 10
Latrocínios consumados: 0
Latrocínios tentados: 11
Estupros consumados: 6
Estupros de vulnerável consumados: 9

Roubo a drogaria: 5
Roubo a posto de combustíveis: 5
Roubo a pedestres: 301
Roubo com restrição de liberdade da vítima: 7
Roubo de veículo: 78
Roubo em coletivo: 39
Roubo em outros estabelecimentos comerciais: 11
Roubo em parada de ônibus: 44
Roubo em residência: 5

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação