Cidades

DF vai ter mais chuva e vento forte esta semana; nível do Descoberto sobe

As pancadas vão ser frequentes ao menos até segunda-feira (13). No começo da tarde desta quarta-feira, o nível do Descoberto era de 5,8% e o de Santa Maria, 22,3%. Na terça-feira, eles estavam em 5,3%, e 21,9%, respectivamente

Renato Alves
postado em 08/11/2017 17:00
As chuvas têm caído regularmente desde o fim de outubro, mas o efeito ainda não foi sentido no nível dos reservatórios que abastecem o DF
O Distrito Federal vai receber mais chuva forte nos próximos dias. As pancadas serão frequentes ao menos até segunda-feira (13). Fruto da recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil, que chegou ao sul da Bahia. Ela não terá mais influência no DF a partir de quinta-feira (9), mas presença de ar úmido e quente e a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera ainda vão favorecer a formação de nuvens bastante carregadas, com potencial para chuva forte e intensas rajadas de vento.



As informações são do site especializado Climatempo. Ele afirma que a tempestade que caiu sobre o DF na madrugada desta quarta-feira (8) veio com ventos acima da média. No entanto, em algumas áreas a chuva e o vento foram mais intensos do que em outras. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de até 51 km/h no Plano Piloto, com até 57 km/h no Gama (na região da Ponte Alta).

O Lago Norte foi um dos bairros afetados pelas rajadas de vento registradas na madrugada desta quarta-feira (8/11)

No ponto de medição onde está a estação meteorológica convencional do Inmet, no Setor Sudoeste, choveu 39 mm entre 10 horas, do dia 7 e 10 horas de 8 de novembro. A estação meteorológica automática, no mesmo local, registrou 37,6 mm neste período, mas quase toda a chuva (23,8 mm) caiu em apenas 1 hora, entre a meia-noite e 1 hora. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 68,6 mm na região da Cidade Industrial.

Reservatórios

Chove regularmente desde os últimos dias de outubro e no começo de novembro, mas o efeito ainda não foi sentido no nível dos reservatórios que abastecem a região. Estas são as primeiras precipitações da primavera e não se recupera uma deficiência de água tão grande como a da região de Brasília em poucos dias. É preciso chover com regularidade por meses.

O nível dos reservatórios Descoberto e Santa Maria tiveram ligeira elevação nas últimas 24 horas. No começo da tarde desta quarta-feira, o nível do Descoberto era de 5,8% e o de Santa Maria estava em 22,3%, de acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Na terça-feira, o Descoberto estava com 5,3%, e Santa Maria, com 21,9% de armazenamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação