Cidades

Confira o que abre e o que fecha no Dia da Proclamação da República

As delegacias da Polícia Civil funcionam em regime de plantão, e os ônibus circulam com 40% da frota

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 13/11/2017 11:10
No Dia da Proclamação da República, o Planetário funciona das 8h às 20h
Nesta quarta-feira (15/11), Dia da Proclamação da República, há alteração nos horários de funcionamento de serviços públicos e pontos turísticos da cidade. Enquanto as delegacias da Polícia Civil funcionam em regime de plantão, apenas as unidades de pronto atendimento (UPAs) e emergências ficam abertas na área da saúde. Os ônibus seguem com 40% da frota, assim como acontece nos domingos.


[SAIBAMAIS]Os 30 mil estabelecimentos comerciais do Distrito Federal abrem neste feriado. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (SindVarejista), ;caberá a cada uma das lojas fixar o horário de funcionamento, respeitando a jornada de seis horas para cada trabalhador;.

Confira a lista disponibilizada pelo GDF e outras entidades:

Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias nesta quarta-feira, segundo a Federação Brasileira de Bancos. Nos demais dias úteis da semana, o funcionamento é normal. A população poderá utilizar outros canais de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data podem ser pagos na quinta-feira (16/11) sem incidência de multa. Ainda segundo a Federação, os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pag%u200Bar %u200Bas que têm código de barras nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado.

Biblioteca Pública de Brasília
Está fechada para reforma desde abril.

Biblioteca Nacional de Brasília
Fechada nesta quarta-feira (15/11).
Casa do Cantador
O espaço cultural não abre na quarta-feira (15/11).
Catetinho
Fica aberto das 9h às 17h.

Centro Cultural Três Poderes
Fechado por conta da reforma no ar-condicionado.

Cine Brasília
Funciona normalmente no feriado, das 14h às 23h, com exibição dos filmes El amparo, O formidável e Cidade dos sonhos.
Comércio
Lojas e shoppings funcionarão, mas estão livres para determinar horário diferente de funcionamento para preservar o horário de trabalho dos funcionários em dias de feriado.

Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília não funciona neste feriado.
Jardim Botânico
Abre das 9h às 17h.

Jardim Zoológico
Abre normalmente durante o feriado, das 8h30 às 17h.
Memorial dos Povos Indígenas
Aberto das 10h às 17h.

Museu Nacional
Funciona das 9h às 18h30. Só está aberto o piso térreo, com as exposições Traços suspensos: desenhos de Mates Gandara; Do peixe vivo a geração Coca-Cola; e Teleport city ; A arte como veículo do tempo.

Museu Vivo da Memória Candanga
Abre das 9h às 17h.

Na Hora
As unidades do Na Hora são fechadas no feriado.
Ônibus
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, na quarta-feira (15/11), os ônibus seguem a tabela dos domingos, com 40% da frota.
Planetário de Brasília
Funciona no feriado com o horário de fim de semana: das 8h às 20h.

Procon
No Dia da Proclamação da República, os postos do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF) não atendem o público.
Saúde
Unidades de pronto atendimento (UPAs) e emergências ficam abertas normalmente, mas os ambulatórios e centros de saúde fecham.

Secretaria de Fazenda
As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionam nesta quarta-feira (15/11). O atendimento virtual para dúvidas e solicitações fica disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente.

Emissões de segunda via para pagamentos de impostos e parcelamentos podem ser feitas normalmente pelo portal da Secretaria de Fazenda.

Segurança pública
Na quarta-feira (15/11), funcionam em sistema de plantão as seguintes delegacias de polícia: 1; DP, 4; DP, 5; DP, 6; DP, 13; DP, 18; DP, 20; DP, 21; DP, 23; DP, 24; DP, 26; DP, 27; DP, 30; DP, 31; DP e 33; DP.

Também permanecem abertas durante o dia todo a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficam disponíveis durante as 24 horas do feriado.
Supermercados
Segundo a Associação de Supermercados de Brasília, os estabelecimentos funcionarão normalmente em horário comercial.
Torre de TV
Abre normalmente no feriado, das 9h às 19h.

Torre de TV Digital
A visitação está suspensa para manutenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação