Cidades

Calor e chuvas isoladas atingem o DF nesta quinta-feira, prevê Inmet

Tempestades, como aquelas registradas na semana passada, só devem voltar depois do fim de semana. Por isso, nível dos reservatórios preocupa

postado em 16/11/2017 08:37
Sol amanheceu entre poucas nuvens. Inmet prevê máxima de 31°C à tarde
Prepare-se para o calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê máxima de 31;C nesta quinta-feira (16/11). Apenas pancadas de chuva isoladas, como as que atingiram parte do Distrito Federal na tarde de quarta-feira, podem aliviar a alta temperatura.


[SAIBAMAIS]Os temporais que atingiram o DF na semana passada só devem voltar depois do próximo domingo (19/11), prevê o meteorologista Mamedes Luiz Melo. "A partir do fim de semana, já teremos as condições para o retorno das chuvas volumosas", indica.

As rápidas pancadas que podem cair hoje, explica Melo, são causadas pela combinação entre o calor e a quantidade de vapor no ar do DF. "A umidade do ar vem, em parte, da Região Norte. Quando a temperatura sobe, há mais chances de chuva", ilustra. Para esta quinta-feira, o índice deve variar entre 90% e 30%.

Por isso, caso não chova, vale tomar os cuidados típicos de época seca: evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, não se esquecer de beber bastante água e usar roupas leves. Vale também aplicar protetor solar, ainda que nuvens encubram o sol.

Crise hídrica

Sem chuvas volumosas, os níveis dos reservatórios que abastecem as cidades podem cair nesta quinta-feira. Nesta semana, os índices voltaram a baixar após um breve período de aumento no volume de água. No Descoberto, onde a situação é mais crítica, há apenas 6,5% do volume útil disponível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação