Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos relembram personalidades históricas no Dia da Consciência Negra

Alunos do CEM 1 do Paranoá homenageiam personalidades históricas com exposição para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Objetivo é promover reflexão sobre o papel do negro no Brasil e na história



Vinícius também conta que tentou levar aos alunos uma outra imagem de personagens retratados, na maioria das vezes, como brancos. Entre eles, estão super-heróis, ícones cristãos e pessoas que não costumam ser interpretadas por atores negros. ;Eu quis despertar a visão deles para o racismo e a importância de se falar sobre a questão racial. É bastante comum, durante as aulas, eu mencionar que boa parte dos egípcios eram negros e os alunos se mostrarem surpresos. Mas isso acontece porque, geralmente, não é assim que esses povos são retratados na tevê;, observa.

Preconceito

Os trabalhos expostos podem ser vistos pelos cerca de 900 alunos que estudam no CEM 1 em três turnos. Gabriel Guimarães, 16 anos, cursa o 1; ano e personificou Madame Satã, drag queen conhecida por fazer parte das noites cariocas no início do século 20. O estudante contou que o exercício teve tudo a ver com temas tratados nas aulas de filosofia e que aproveitou a oportunidade para abordar a discriminação contra a população LGBTI. ;O objetivo foi falar sobre a consciência negra, mas, no meu caso, abordei o preconceito de uma forma geral. Até hoje, muita gente discrimina quem é negro e quem é homossexual. Isso mostra que a sociedade ainda precisa aprender mais sobre o respeito;, salienta.

A proposta do trabalho também gerou efeitos positivos em Zaíne Angélica Silva, 15, aluna do 1; ano. A jovem, que investiu em joias e maquiagem para se caracterizar como Cleópatra, recebeu inúmeros elogios dos colegas. ;Muita gente achou o trabalho original e disse que saí muito bonita nas imagens;, conta. Ainda segundo ela, o processo de produção por trás do exercício e o foco na data comemorativa ajudaram a relembrar a luta de povos escravizados. ;Esse passado está no nosso sangue e faz parte da nossa cultura. Foi bom para demonstrar que a batalha dessas pessoas tem importância. Ainda há muita discriminação e não vai ser fácil mudar essa realidade, mas, pouco a pouco, estamos conseguindo;, completa.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer



Data simbólica


Embora faça parte do calendário escolar desde 2003, o dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 2011, por meio da Lei n; 12.519. A data marca o dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado, após uma emboscada, em 1695. A data é feriado em diversas cidades e municípios brasileiros.