Jornal Correio Braziliense

Cidades

Candidatos do Encceja relatam erro no local de prova divulgado pelo Inep

Três candidatos lotados em Samambaia descobriram que o Inep havia alterado o local da prova poucos minutos antes do início do exame

[SAIBAMAIS]A mudança no local de prova também pegou de surpresa o escritor Pedro Valente, de 18 anos. Morador da Asa Sul, e preocupado com a distância e imprevistos, ele optou por chegar a Samambaia ainda no sábado e se hospedar em um hotel, perto da escola. ;Ontem, eu saí de casa em torno das 16h, vim de ônibus por causa da greve dos metroviários, planejei tudo com antecedência;, detalha. Segundo o escritor, ele gastou ao menos R$ 140 com hospedagem e comida pra ficar perto do local da prova.

Valente conta que procurou o Inep e tentou transferir o local da prova. ;Eu questionei o Inep, tentei modificar esse empecilho. Liguei para a Secretaria de Educação e fui enviado para uns dez setores distintos, todos disseram que não podiam resolver o problema e eu acabei aceitando;. Paulo Roberto Dias da Silva, de 36 anos, também diz que não foi notificado da alteração. ;Fomos prejudicados com essa mudança e ficamos abalados psicologicamente;, relata.


Ao Correio, o Inep informou que os candidatos que tiveram os locais de prova alterados foram avisados previamente por e-mail e SMS e negou que tenha feito mudanças súbitas de locais de prova. Segundo o Instituto, os candidatos que conseguiram fazer a prova, mesmo que com cartões-resposta reservas, terão as provas corrigidas normalmente.

Encceja

Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram os cursos do ensino fundamental e médio se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que acontece neste domingo, em dois turnos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio.