Cidades

Racionamento de 48 horas entra em vigor quando o Descoberto chegar a 5%

Adasa aprovou novo limite mínimo para que a Caesb instaure o racionamento de 48 horas, tendo em vista a capacidade da concessionária de captar água abaixo da cota de 1.021 metros

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 21/11/2017 16:58
Descoberto chegou a 5,7% em medição nesta terça-feira (21/11) A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) aprovou um novo limite para que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) amplie o racionamento de água para 48 horas. Antes, se o Descoberto chegasse aos 9% até o fim de outubro, a medida seria adotada. Agora, para o novo rodízio ser instaurado, o principal reservatório do Distrito Federal precisa ficar abaixo dos 5%. Em medição na tarde desta terça-feira (21/11), o Descoberto chegou a 5,7%.

[SAIBAMAIS]A possibilidade de esperar até esse novo limite ocorre porque a Caesb reposicionará as motobombas, tendo capacidade de captar água até a cota 1020 e, se necessário, com algumas adequações no sistema de captação, até a cota 1016, que seria o volume morto. Com isso, o reservatório do Descoberto deve conseguir um alívio de cerca de 10% no volume total.

Caso o Descoberto caia os 0,7 ponto percentual e chegue aos 5%, a Caesb enviará para aprovação da Adasa o novo cronograma com as regiões afetadas pelo corte de 48 horas seguidas.

Adasa corrige informação

No fim da tarde, a Adasa voltou a atrás e informou que não há mais nível mínimo para autorizar a ampliação do racionamento. No momento, Adasa e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estudam como garantir que os reservatórios cheguem ao começo da seca de 2018 com volumes que os possibilitem enfrentar a estiagem.

Com o Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% do DF, registrando apenas 5,7% do volume total, a Adasa aprovou um novo limite máximo para que a Caesb instaure a ampliação do corte de água. A agência evita cravar um percentual, como fazia anteriormente. Agora, destaca que só autorizará o racionamento de dois dias caso os reservatórios não apresentem volume suficiente até maio para enfrentar a estiagem do próximo ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação