Cidades

Cães e gatos do DF serão vacinados contra a raiva neste sábado

Cerca de 250 postos de Saúde oferecerão gratuitamente a dose da vacina

postado em 22/11/2017 14:30
A meta de vacinação de cães no DF é de 246.735 aplicações. Já a de gatos, de 24.674, de acordo com a Secretaria de Saúde
O próximo sábado (25/11) a será o Dia D da campanha de vacinação contra a raiva em cachorros e gatos no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 250 postos oferecerão gratuitamente a dose da vacina.


[SAIBAMAIS]Para participar, é necessário apresentar a carteira de vacinação do animal. A meta de vacinação de cães no DF é de 246.735 aplicações. Já a de gatos, de 24.674, de acordo com a Secretaria de Saúde. Aqueles que estiverem na primeira dose precisam receber uma outra de reforço após 30 dias. Os locais serão divulgados em breve no site da pasta.

Orientações


Devido à aglomeração de bichos nos postos nesse dia, a Secretaria de Saúde orienta os adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de raças de grande porte. No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Já os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

Doença


A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença de animais transmissível ao homem, assim como a doença de Chagas, a leptospirose e a febre amarela. Segundo estudo sobre zoonoses lançado pelo Ministério da Saúde em 2009, a raiva é responsável por aproximadamente 55 mil óbitos anuais no mundo. O mesmo estudo afirma que dos 1.271 casos de raiva humana registrados entre 1991 e 2007. Os cães foram responsáveis por mais de 70% das transmissões.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação