Jornal Correio Braziliense

Cidades

Metrô reabre as portas nesta quinta-feira

A categoria garantiu que vai acatar a decisão judicial e cumprir o mínimo de 75% do quantitativo em horário de pico

[SAIBAMAIS]

Na decisão, o TRT-10 estabelece que, em dias úteis, 75% da frota deve circular em horário de pico, o que equivale a 18 trens. Já nos demais horários diurno (de 8h45 às 16h45) e noturno (de 19h30 até o fechamento das estações), as atividades mínimas deverão ser de 30%, ou seja, contando com 5 e 3 trens, respectivamente.

A direção do Metrô-DF informou ao Correio que "vai acatar rigorosamente a decisão judicial e que cabe à categoria também cumprir com a liminar para garantir o funcionamento do transporte". Em assembleia permanente realizada na noite de quarta-feira (22/11), a categoria decidiu respeitar a liminar e se comprometeu a enviar o quantitativo exigido.

Apesar da nova liminar, as últimas reuniões com cada uma das partes, no TRT-10, não gerou mudanças e a greve continua. Em coletiva, o Sindmetrô afirmou que o fim das paralisações só vai acontecer se a empresa apresentar uma contraproposta. A categoria reivindica a convocação dos aprovados no último concurso e a data-base, segundo acordo firmado em 2015. Na ocasião, o GDF se comprometeu a implementar reajuste salarial de 8,4% conforme Índice de Preço ao Consumidor (INPC) e a convocar 320 novos servidores para posse e mais 301 para formação de cadastro reserva, assim que o DF saísse do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O fato aconteceu no dia 29 de setembro, mas o acordo não foi cumprido.