Cidades

Apesar do baixo nível dos reservatórios, chuva está dentro do esperado

A média do mês de novembro é de 231 milímetros de água. Até agora choveu 196,7

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 23/11/2017 23:11
Quantidade de chuva de novembro deve ficar dentro da média histórica, diz Inmet
O nível dos reservatórios não variou muito desde o fim da seca e está abaixo do estimado pela Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avalia que a quantidade de chuvas está dentro da média para o mês de novembro.
[SAIBAMAIS]
Na quinta-feira (23/11), o Descoberto registrava 5,5% do volume útil, 6,5% a menos do esperado. Se comparado com os anos anteriores, esse percentual equivale a um quarto do registrado em 2016, que marcou 20,42%. Quanto ao reservatório de Santa Maria, a última atualização apontava 21,9%, apenas 0,1% abaixo do valor de referência para novembro.
Segundo os meteorologistas, as chuvas dos últimos dias, mesmo sem gerar significativa variação nos níveis das bacias, contribuem para diminuir a evaporação nos reservatórios. Porém, não há expectativa para o fim do racionamento.
Para novembro, a média é de 231 mm de precipitação. Até agora choveu 196,7. A meteorolista do Inmet Odete Chiesa diz que os índices estão dentro do normal. "O mês de novembro deve fechar dentro da média. Para esta última semana, ainda deve chover aproximadamente 30mm, com alguns dias de sol e outros mais fechados".

O Inmet prevê chuva para esta sexta-feira (23/11), mas no fim de semana deve predominar o tempo ensolarado. Depois disso, deve voltar a chover com mais intensidade. A temperatura média deve ficar em torno dos 28 a 30 graus e a umidade varia entre 45 e 90 por cento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação