Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos do DF plantam 1,2 mil árvores para recuperar margens do Pipiripau

A Adasa aproveitou a oportunidade para aliar o projeto Pé de Planta ao Programa Produtor de Água. São os produtores cadastrados nessa última iniciativa que recebem os estudantes em suas propriedades



O projeto é uma parceria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) com o apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa). ;Onde tem planta, tem água. Essas árvores que estão sendo plantadas ajudarão a captar água do solo e formarão nascentes;, detalhou a assistente técnica da agência Louise Amand Kaiser. As turmas vão plantar 100 árvores em propriedades de produtores e de assentados.



Responsável por auxiliar as crianças em todas as visitas, Louise conta que também passou pela mesma experiência na infância, o que despertou seu interesse em trabalhar na área. ;Também é nossa responsabilidade proporcionar uma experiência como essa, já que vai ajudar a despertar nessas crianças a vontade de continuar cuidando do meio ambiente.;

Cuidado


A Adasa aproveitou a oportunidade para aliar o projeto Pé de Planta ao Programa Produtor de Água. São os produtores cadastrados nessa última iniciativa que recebem os estudantes em suas propriedades. Na ação de ontem, o anfitrião era Pedro Malaquias Soares, 65. ;É muito bom ter essa criançada toda aqui, para dar uma força. Temos que tratar a terra como uma mãe mesmo, já que ela nos ampara em tudo;, resumiu. O projeto entregou cerca de 3,8 mil mudas aos produtores da região, para que eles também participem do plantio, totalizando 5 mil árvores.

A iniciativa teve início em 2008 e deve ser ampliada. ;Eu acredito que, em dois anos, esta ação apresentará resultados para a comunidade do Distrito Federal;, afirma o assessor técnico e idealizador do projeto, Erli Ferreira. O objetivo, segundo ele, é instalar viveiros em diversas escolas, públicas e privadas, com o intuito de cultivar mais mudas para serem plantadas na região.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer


Controle ambiental

O Programa Produtor de Água na bacia do Pipiripau remunera produtores rurais por serviços ambientais. O objetivo é controlar a poluição difusa rural em bacias de importância estratégica, com foco na redução da erosão, melhoria da quantidade e da qualidade de água e regulação do regime hidrológico dos rios.