Cidades

Ato na Rodoviária do Plano Piloto pede respeito a meninas e mulheres

Mobilização faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Participantes distribuíram informativos e caminharam pelo terminal para chamar atenção à causa

Jéssica Eufrásio*
postado em 27/11/2017 22:00
Campanha, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorre no Distrito Federal desde 2015
Como parte das ações promovidas pela campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", integrantes da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) promoveram um ato na Rodoviária do Plano Piloto, na tarde desta segunda-feira (27/11).


[SAIBAMAIS]A secretária-adjunta da Sedestmidh, Márcia de Alencar, explica que a mobilização não teve como objetivo convocar pessoas, mas interagir com o espaço e levar a mobilização até elas. "Buscamos promover esse espírito de adesão entre os próprios transeuntes. Muitas vítimas de assédio sexual e outros tipos de violência passam por aqui todos os dias. O trabalho de hoje não foi para atrair um grande número de pessoas. Nossa ideia foi fazer com que aquelas que estiverem aqui se lembrem e se envolvam com esse assunto", afirma.

Ainda segundo Márcia, a campanha, realizada no Distrito Federal desde 2015, conta com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o tema "Meninas, Mulheres e Respeito", os esforços deste ano tentam alertar a população do DF para as vítimas de grupos considerados vulneráveis, como crianças e deficientes. "O tema foi escolhido principalmente em função dessa cultura do estupro que vigora atualmente", complementa Márcia.

A organizadora do ato e gestora governamental da secretaria-adjunta, Michelle Bastos, acrescenta que um dos benefícios do local escolhido é que ele permite levar informações a um grande número de pessoas. "Nos folders entregues, há detalhes sobre como recorrer à rede de atendimento à mulher, como denunciar aos órgãos de enfrentamento e também os contatos dos núcleos de atendimento e acolhimento", explica.

Enquanto passava, a produtora cultural Juliana de Andrade, 37 anos, aproveitou para parabenizar o movimento e a divulgação do tema. "Estou muito contente de ver as pessoas organizadas contra o avanço de ideias e atitudes que eu não poderia classificar como outra coisa senão fascistas. Isso não pode ser aceito", criticou.
[FOTO1063335]

Calendário


No Brasil, a campanha começou em 20 de novembro, para coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra e chamar atenção ao fato de que as mulheres negras constituem o maior número de vítimas de violência.

Em outros países, o "Dia Laranja" (ou "Dia D") ocorreu no sábado (25/11), em razão de a data representar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Em nível internacional, os 16 Dias de Ativismo têm início em 25 de novembro.

Tanto no Brasil quanto nos demais países que aderem à campanha, as iniciativas são promovidas até 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Como denunciar?

Para denunciar qualquer um dos cinco tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral), ligue para 156 (Opção 6). O Disque Direitos Humanos da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

Fora desses períodos, a denúncia pode ser feita na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) mais próxima. Todas as informações prestadas tanto à central de atendimento quanto à Delegacia da Mulher são mantidas sob sigilo.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação