Cidades

Previsão do tempo: calor dará lugar a chuva e rajadas de vento

Inmet prevê temperaturas até 30°C na tarde desta quarta-feira, mas, com o calor, deve chover em todo o DF. Meteorologista alerta para ventanias de até 40km/h

postado em 29/11/2017 08:22
Tempo permanece encoberto até dezembro, preveem meteorologistas
Pancadas de chuva vão aliviar o calor que deve atingir o Distrito Federal nesta quarta-feira (29/11). Por causa da alta temperatura, prevista para chegar aos 30;C, a evaporação e a umidade vão fazer chover em mais um dia de céu nublado a encoberto. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve ser manter assim até dezembro.


[SAIBAMAIS]O Inmet não prevê ventos fortes para esta quarta-feira, mas as chuvas podem trazer rajadas de até 40km/h. Essas ventanias ajudam a aliviar a sensação de calor, mas exigem cuidados para evitar pequenos transtornos: objetos colocados no quintal de casa, por exemplo, podem voar. Guarda-chuvas também podem não resistir aos ventos e acabar retorcidos.

Além disso, caso chova forte, melhor não deixar o carro estacionado debaixo de árvores. "Uma rajada de 40km/h já balança árvores. E, se ela estiver podre, pode cair", alerta o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet.

Há três semanas, o Lago Norte foi atingido por uma forte ventania que destelhou casas, derrubou árvores e até virou embarcações no Lago Paranoá. O Inmet, porém, não prevê que o fenômeno se repita nesta quarta-feira.

Nível do Descoberto sobe pelo terceiro dia seguido


Com o bom volume de chuvas em novembro, o nível da barragem do Descoberto voltou a subir e atingiu 6,9% na terça-feira (28/11). Há uma semana, o índice era de 5,5%. Ou seja, o reservatório registrou alta semanal de 1,4%.

O sistema Santa Maria, porém, se manteve estável nas duas últimas medições, quando marcou 22% do volume útil disponível. O valor é apenas 0,1% maior do que o registrado sete dias atrás.

Apesar da melhora, a crise hídrica não terminará tão cedo. Na segunda-feira (27/11), o governador Rodrigo Rollemberg declarou 180 dias de emergência. Confira aqui as regiões sem água nesta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação