postado em 29/11/2017 08:22
Pancadas de chuva vão aliviar o calor que deve atingir o Distrito Federal nesta quarta-feira (29/11). Por causa da alta temperatura, prevista para chegar aos 30;C, a evaporação e a umidade vão fazer chover em mais um dia de céu nublado a encoberto. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve ser manter assim até dezembro.
[SAIBAMAIS]O Inmet não prevê ventos fortes para esta quarta-feira, mas as chuvas podem trazer rajadas de até 40km/h. Essas ventanias ajudam a aliviar a sensação de calor, mas exigem cuidados para evitar pequenos transtornos: objetos colocados no quintal de casa, por exemplo, podem voar. Guarda-chuvas também podem não resistir aos ventos e acabar retorcidos.
Além disso, caso chova forte, melhor não deixar o carro estacionado debaixo de árvores. "Uma rajada de 40km/h já balança árvores. E, se ela estiver podre, pode cair", alerta o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Inmet.
Há três semanas, o Lago Norte foi atingido por uma forte ventania que destelhou casas, derrubou árvores e até virou embarcações no Lago Paranoá. O Inmet, porém, não prevê que o fenômeno se repita nesta quarta-feira.
Nível do Descoberto sobe pelo terceiro dia seguido
Com o bom volume de chuvas em novembro, o nível da barragem do Descoberto voltou a subir e atingiu 6,9% na terça-feira (28/11). Há uma semana, o índice era de 5,5%. Ou seja, o reservatório registrou alta semanal de 1,4%.
O sistema Santa Maria, porém, se manteve estável nas duas últimas medições, quando marcou 22% do volume útil disponível. O valor é apenas 0,1% maior do que o registrado sete dias atrás.
Apesar da melhora, a crise hídrica não terminará tão cedo. Na segunda-feira (27/11), o governador Rodrigo Rollemberg declarou 180 dias de emergência. Confira aqui as regiões sem água nesta quarta-feira.