Sem acordo
Na segunda-feira (27/11), metroviários e representantes da empresa participaram de uma audiência que abordou a imediata convocação dos aprovados no concurso de 2014. Na ocasião, os trabalhadores também reivindicaram a correção do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de 8,41% nos salários. No entanto, o impasse ainda segue e a questão ainda não tem data para ser julgada no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo o Metrô, aproximadamente 70% dos empregados aderiram a greve no último dia 9. A companhia ainda informou que deixaram de ser arrecadados com passagens, cerca de R$ 4 milhões ; aproximadamente R$ 190 mil por dia.
Já o sindicato dos metroviários, em nota, informou que não houve acordo na audiência do MPT por falta de proposta por parte do Metrô e do Governo do Distrito Federal (GDF).
Metrô-DF altera funcionamento durante a tarde
Em função do grande volume de usuários nesta manhã, quando a empresa operou com três veículos, em cumprimento à decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Metrô-DF decidiu alterar o funcionamento durante o período da tarde. Assim, a operação será realizada da seguinte forma:
- A estação Galeria abrirá para embarque e desembarque a partir da 15h30.
- As estações Arniqueiras, Taguatinga Sul e Ceilândia Sul abrirão somente para desembarque a partir das 15h30.
- As 10 estações abertas para embarque e desembarque (Central, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia e Galeria) fecharão às 20h.
- A operação será dará com, no mínimo, 12 trens.