Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ministério tem evidências de que incêndio na Chapada foi criminoso

Ministério do Meio Ambiente recebeu várias informações de que o incêndio que consumiu quase 30% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve origem criminosa


"Com relação ao incêndio ocorrido no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Ministério do Meio Ambiente recebeu várias informações de que teria causa criminosa. Todas as providências foram tomadas no sentido de viabilizar as investigações", informou a pasta por meio de nota enviada, nesta quinta-feira (30/11), ao Correio.

Ainda segundo a nota, o ministro Sarney Filho espera que, se confirmado o ato criminoso, os responsáveis sejam punidos. Hoje, o jornal O Globo informou que o responsável pela pasta tem "convicção pessoal" de que o incêndio foi criminoso.

66 mil hectares destruídos


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido pelo maior incêndio de sua história entre 17 de outubro e terminou em 2 de novembro. Ao todo, 66 mil hectares (ou 28% da área total, de 240 mil hectares) foram destruídos. Somados outros quatro incêndios iniciados e apagados desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares.
[VIDEO1]

. Além da área que faz parte da reserva federal, pousadas, fazendas e reservas particulares também foram atingidas pelo fogo no mês passado, incluindo o Vale da Lua, um dos mais famosos atrativos turísticos da região.