Um maleta preta deixada em frente ao Museu dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, mobilizou equipes da Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (1/12). As informações da corporação eram de que um homem, ainda não identificado, abandonou uma mala, de cor preta, em uma vaga para deficientes. No início da tarde a PM constatou que se tratavam de notas falsas, de R$ 100 e R$ 50. A corporação suspeita que seja algum material publicitário. A perícia da Polícia Civil foi acionada.
A via entre o Memorial JK e o Museu do Índio ficou fechada para o fluxo de veículos. Equipes do Batalhão de Operações da Polícia Militar (Bope) isolaram uma área de aproximadamente 200 metros. Militares do Corpo de Bombeiros também estiveram no local dando reforço a operação anti-bombas.
Segundo relatos de funcionários do Museu dos Povos Indígenas, o homem passou um tempo estacionado na vaga antes de abandonar a mala. Um robô e um aparelho de raio-x foram usados pelos policiais para descobrir o que tem dentro da mala.
Por causa da ação, o trânsito no Eixo Monumental ficou complicado entre as 12h e as 14h desta sexta-feira. Nesse tempo, os bombeiros e a PM bloquearam a via de ligação entre as duas pistas da avenida, entre o Memorial JK e o Museu do Índio.