Cidades

Saiba quem é o chileno que produz cerveja artesanal na Chapada

Após deixar Santiago, Manuel Alejandro decidiu fazer a primeira cerveja artesanal na região. Além da bebida, ele e a mulher oferecem comidas típicas do país natal, como empanadas

Renato Alves
postado em 03/12/2017 06:00
Manuel Alejandro e Maria Soledad: paz, tranquilidade e uma boa cerveja

Cavalcante (GO) ; Quando se aposentou, o chileno Manuel Alejandro Murga Medina, 66 anos, pretendia trocar a agitada Santiago por uma cidade interiorana. Escolheu uma localidade do norte do país, por ser mais quente. Mas reviu o plano após nascer o primeiro neto, em Cavalcante (GO), em 2005. A filha de Manolo, como é mais conhecido, havia se casado com um goiano do município de 9,7 mil habitantes, no norte de Goiás, a 360km de Brasília. O avô fez a primeira viagem ao Planalto Central em função do bebê. Gostou do que viu. Especialmente da natureza e do sossego. Voltou no ano seguinte para ficar de vez.

Depois de comprar uma chácara a 1km da área urbana, Manolo decidiu fazer o que mais gostava: cerveja. Bioquímico, havia trabalhado 30 anos em uma grande cervejaria chilena. Mas, aposentado, queria fazer uma bebida ao gosto e à maneira dele.

[SAIBAMAIS]Sem pressa e sem grandes ambições, começou a realizar experimentos, em 2006. Logo desenvolveu algumas fórmulas e começou a produzir e a engarrafar a sua cerveja, a Aracê, que em tupi-guarani significa ;novo amanhecer;. No começo, tudo era feito na cozinha da casa simples de adobe que construiu na propriedade cercada pelo cerrado virgem, com as águas do Córrego Tapuio ao fundo.

Desde então, o que era um passatempo passou a ser o negócio de Manolo e a mulher, também chilena, Maria Soledad Ramirez Cardemil, a Sole, 58 anos. A demanda pela Aracê, primeira cerveja artesanal feita na Chapada dos Veadeiros, aumentou tanto que, em 2015, o casal construiu um galpão ao lado da pequena casa, onde instalaram a fábrica da Aracê, que, apesar de novos equipamentos, continuou a ser feita de forma artesanal.

O casal transformou a antiga residência em bar e restaurante, onde recebe clientes para degustação, acompanhada por petiscos e pratos brasileiros e chilenos. Para eles, ergueram outra casa, no mesmo terreno. ;Temos 22 pontos de distribuição da Aracê em Cavalcante, Alto Paraíso e São Jorge;, conta Manolo.

Fruto do cerrado

A fabricação inclui cervejas clara, escura e sem álcool, chopp claro e chopp escuro, feitos sob o sabor do lúpulo e 100% malte, vindo de Guarapuava (PR) e importado da Alemanha (escuro). A água vem do Córrego Tapuio. O processo leva até oito dias para o produto ficar pronto. ;A nossa cerveja tem alta fermentação, sem corante ou aditivo químico. E a água é ótima para esse tipo de bebida;, ressalta o mestre cervejeiro. Em seus experimentos para desenvolver a sua cerveja, Manolo usou frutos do cerrado. Um deles, o baru, rendeu a mais recente novidade, feita da castanha da fruta.

Além da tranquilidade e da proximidade da filha e do neto, o casal decidiu ficar em Cavalcante por causa das particularidades, como as frutas, e da gente da região, como os descendentes de escravos que moram em comunidades criadas em meio às serras que dominam o município.

Sole e Manolo gostaram tanto de viver em meio ao cerrado que não o deixaram nem quando a filha se separou do marido e decidiu voltar para Santiago, com o filho. ;Eles sempre nos visitam, assim como os nossos irmãos e sobrinhos. Os meus irmãos e cunhados, inclusive, já fazem plano de se mudarem para cá, quando se aposentarem;, ressalta Manolo.


Produto em alta


O segmento artesanal representa 0,7% do setor cervejeiro do Brasil, segundo dados do Instituto da Cerveja. A expectativa é de que esse índice aumente para 9% até 2022. A produção da categoria é estimada em 124 milhões de litros por ano. Em 2016, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 148 novas cervejarias foram criadas no país, somando 522 empresas. O crescimento foi de 39,6% no número de companhias.


Anote
Onde fica: estrada para Colinas do Sul, Km 1 (1km de terra).

Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; sexta-feira e sábado, das 14h à 0h; domingo, das 14h às 20h.
Aceita cartões de crédito e débito.

Tel.: (62) 99804-2501

Mais informações: facebook.com/cervejaria.arace

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação