Cidades

Crise hídrica: chuvas ajudam e volume do Descoberto atinge 10,1%

Bom volume de chuvas ajuda o volume do Descoberto a subir pelo 11º dia consecutivo e atingir 10,1%. Crise hídrica, porém, mantém DF em emergência

postado em 05/12/2017 13:52
Nível da barragem quase dobrou em 11 dias, de acordo com medição da Adasa
As chuvas que caíram sobre o Distrito Federal ajudaram e, pela primeira vez em 46 dias, o volume no reservatório do Descoberto chegou a 10,1%, segundo medição registrada nesta terça-feira (5/12). Desde 21 de outubro, auge de uma das estiagens mais difíceis da história do DF, o nível na barragem não passava de um dígito.

O volume do reservatório quase dobrou em 11 dias consecutivos de alta. Em 25 de novembro, o nível do Descoberto estava em 5,6%. O valor é próximo ao mínimo que Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) havia estabelecido para a ampliação do racionamento para 48 horas antes de voltar atrás da decisão.

Apesar da melhora, o volume em 10,1% está aquém do valor de referência do mês estabelecido pela Adasa, que é de 12%. O DF segue em crise hídrica e, por isso, o governador Rodrigo Rollemberg decretou 180 dias de emergência em 27 de novembro.

Caesb transfere água do Santa Maria para o Descoberto


[SAIBAMAIS]Para tentar frear o consumo de água no reservatório que responde por mais de 60% do abastecimento do DF, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) transfere parte da captação do Sistema Santa Maria/Torto para as regiões normalmente abastecidas pelo Descoberto. A transferência ocorre em uma vazão de 370 litros por segundo.

Com isso, Guará 1 e 2, Lúcio Costa, Núcleo Bandeirante, Park Way e Candangolândia e Vila Metropolitana passam a receber água do sistema Santa Maria. A barragem, localizada no Parque Nacional de Brasília, registrou 22,7% na medição mais recente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação