Cidades

Cirurgias no Hran são suspensas por falta de roupas e equipamentos

Havia marcação de cirurgia torácica, urologia, oftalmologia, odontologia, além de restaurações plásticas, retirada de tumores e operações até em crianças. As operações da tarde também poderiam ser canceladas

Isa Stacciarini
postado em 07/12/2017 15:57
Mapa cirúrgico mostra cirurgias suspensas
As cirurgias agendadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para a manhã desta quinta-feira (7/12) foram suspensas por falta de roupas para médicos e pacientes, como o capote cirúrgico, usado por equipes de saúde, avental e lençóis que se colocam sob o paciente. Havia operações marcadas desde o mês passado. Os procedimentos agendados para quarta-feira (6/12) também acabaram cancelados.
O Correio teve acesso ao mapa cirúrgico da manhã desta quinta-feira (7/12) que mostram os procedimentos cancelados. Havia marcação de cirurgia torácica, urologia, oftalmologia, odontologia, além de restaurações plásticas, retirada de tumores e operações até em crianças. "Isso está sendo uma rotina dentro do Hran", lamentou um médico cirurgião da unidade que não quis ser identificado.

Segundo ele, as operações agendadas para a tarde desta quinta-feira também poderiam ser canceladas, embora estivessem mantidas até às 12h. "O problema é crônico. Há muitas especialidades médicas prejudicadas. Eu, por exemplo, tinha cirurgias marcadas mês passado e todas elas foram suspensas. Tem muitos pacientes que estão deixando de ser atendidos e operados justamente por esses problemas", denunciou.

Outros problemas

O médico explicou que, na semana passada, também teve uma das cirurgias canceladas por falta de aspirador cirúrgico. "É um equipamento utilizado para aspirar o sangue do paciente e que também estava em falta", explicou.

Ele ainda denunciou falta de anestesistas e de medicações, além de falhas no ambiente de trabalho, com fios expostos e ar-condicionado sem funcionamento de forma adequada. "Tem até servidor tomando choque em ambiente de trabalho. A situação está muito complicada", contou.
Em nota enviada pela Secretaria de Saúde do DF, o Hran informou que as cirurgias foram canceladas por um "problema pontual na lavanderia que já foi sanado." Segundo a unidade de saúde, os pacientes que tiveram os procedimentos suspensos serão comunicados da nova data que será agendada respeitando o tempo para preparação. "A remarcação ocorrerá o mais breve possível", garantiu.

Em relação ao centro cirúrgico do hospital, O Hran garantiu que não há falta de materiais. "As cirurgias são agendadas quando toda equipe é confirmada, inclusive anestesistas. Quando há falta de alguma medicação, há a substituição por outros medicamentos similares, sempre respeitando avaliação e prescrição médica. O ar condicionado está funcionando normalmente", alegou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação