postado em 07/12/2017 16:24
O prazo para que usuários de transporte público do Distrito Federal com deficiência ou doença crônica ; por lei, tem direito ao uso gratuito ; atualizem o cadastro no DFTrans foi prorrogado. Agora, segue até o dia 31 de janeiro de 2018. O recadastramento deve ser feito pela internet, através do portal do Bilhete Único. Anteriormente, a atualização seguiria até 15 de dezembro.
[SAIBAMAIS]De acordo com o Transporte Urbano do DF, a prorrogação aconteceu pela fraca procura do serviço durante o período de abertura, em 16 de novembro. De mais de 60 mil que têm cadastro ativo, somente cerca de 6 mil deram início ao envio de documentação.
Para aqueles que deram início ao processo de recadastramento, o DFTrans informa, apenas, que vai fazer a análise dos dados e, em caso de pendências, solicitará o documento que falta.
Ainda de acordo com a pasta, além da prorrogação, o DFTrans afirmou que houve a ampliação da capacidade do portal do Bilhete Único para a entrega dos documentos digitais. Atualmente, todos os arquivos podem ter até três gigabytes de espaço.
Funcionamento
Para fazer a atualização do cadastro, o usuário precisa anexar documentos como laudo médico, CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e foto 3x4. Entretanto, a Secretaria de Mobilidade diz que quem entregou o laudo médico antes da ampliação do prazo, não precisa anexar outro pelo sistema.
Ainda de acordo com a secretaria, todo o processo de atualização é necessário para adequar os cadastros à biometria facial, ainda em fase de implementação no DF. A medida servirá para evitar fraudes no sistema.
Direito
Segundo legislação distrital, a gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência é válida para:
- Quem tem insuficiência renal e cardíaca crônica;
- Pacientes com câncer;
- Portadores de vírus HIV;
- Pessoas com anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia);
- Pessoas com deficiência física, sensorial ou mental.
Com informações da Agência Brasília