Cidades

Vídeos e depoimentos ajudam polícia a reconstruir assassinato de estudante

A partir de vídeos e depoimentos, a polícia tenta reconstruir o latrocínio do estudante atacado e morto em ciclovia localizada entre as sedes dos três poderes locais. Aluno da UnB havia trocado o Paraná por Brasília para fazer mestrado e doutorado

Renata Nagashima*
postado em 09/12/2017 08:00
Após o primeiro ataque, Arlon, doutorando da Universidade de Brasília (UnB), levou mais três facadas: uma na axila esquerda, duas no braço e uma na mão

Apesar da má qualidade das imagens, câmeras instaladas na Câmara Legislativa revelam como agiu o responsável pela morte do estudante Arlon Fernando da Silva, 29 anos. O assassino, não identificado pela polícia até o fechamento desta edição, armou uma emboscada para roubar a bicicleta da vítima. O crime aconteceu na noite de quinta-feira, a cerca de 200m das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal, na ciclovia ao lado do Memorial dos Povos Indígenas. ;O cara (suspeito) estava atrás da árvore, com uma faca, esperando ele passar. A vítima não devia estar rápido. Então, ela passou pela árvore e a pessoa a atacou. Não houve anúncio de assalto. Ele foi pego de surpresa;, contou o titular da 5; Delegacia de Polícia (Área Central), Rogério Rezende.

Na avaliação do delegado, o latrocínio ocorreu em um momento de oportunidade. ;Trata-se de uma pessoa que estava ali esperando para agir. Infelizmente, passou alguém, ela foi lá e atacou. Não acredito que tenha sido planejado;, explicou. A ocorrência é tratada com prioridade e conta com o apoio de agentes de outras unidades da Polícia Civil ; ontem à tarde, policiais militares encontraram o pedaço do cabo de uma faca e um cobertor perto do local do crime. O próximo passo da investigação é localizar a bicicleta roubada para, a partir daí, chegar ao suspeito. ;A gente vai ver se localiza a bicicleta, saber se foi vendida e para quem;, detalhou Rogério.



[SAIBAMAIS]Após o primeiro ataque, Arlon, doutorando da Universidade de Brasília (UnB), levou mais três facadas: uma na axila esquerda, duas no braço e uma na mão. Ensanguentado, cambaleou por 30m até chegar à beira da pista. Acenou como quem pede ajuda, mas ninguém parou. Ao ver um carro da Polícia Militar, levantou as mãos, ajoelhou e desfaleceu (leia Como foi). Os investigadores do caso não haviam prendido nenhum suspeito até o fechamento desta edição.

O pesquisador morreu no centro cirúrgico do Hospital de Base do DF, às 22h de quinta-feira, depois de uma equipe médica tentar reanimá-lo. O local do ataque não tinha câmeras de segurança, mas o circuito externo da Câmara Legislativa registrou o momento do assalto. Por causa da distância, as imagens não identificam o suspeito, porém, mostram a abordagem do criminoso e a fuga com a bicicleta da vítima.

Arlon foi surpreendido por um bandido enquanto pedalava, à noite, em ciclovia às margens do Eixo Monumental: sem chance de defesa

Planos

Arlon não tinha carro nem habilitação. Por isso, a bicicleta era o meio de transporte usado pelo estudante. Ele passava o dia na UnB. Saía toda manhã por volta das 11h30, como fez no dia do crime, e pedalava até o Departamento de Física. Só voltava para casa, no Sudoeste, à noite. ;Quando ele morava na 912 Norte, sempre passava aqui em casa, subindo da UnB. Ficava um pouco e jantava. Ele era muito educado;, lembrou a pedagoga Beatriz Dutra, mãe da ex-namorada de Arlon, Cilene Dutra Menezes, 32.

O estudante paranaense havia trocado o estado natal por Brasília em 2013. Formado em física, chegou à capital para fazer mestrado e doutorado na UnB. Primeiro, morou na Asa Norte. Em setembro, se mudou para o Sudoeste por causa do valor do aluguel. Pagava R$ 800 mensais por uma quitinete de 25 metros quadrados. O dono do apartamento, Carlos Roberto Gonçalves de Oliveira, 64, enviou um e-mail para Arlon no dia do crime. ;Ele era uma pessoa muito correta e tranquila. Mandei ontem (quinta-feira) a taxa de condomínio, mas acho que ele não teve chance de ver. Antes de alugar a quitinete, fiz uma busca sobre ele na internet e não encontrei nada que pudesse desaboná-lo. O que aconteceu foi lamentável;, destacou o aposentado morador do Guará.

Arlon tinha planos de terminar o doutorado em um ano e meio e chegou a elaborar um projeto de reforço de física e de matemática para estudantes com outros três amigos. Outra ideia era montar uma empresa de espectro para indústrias. O cientista estudava material genético e nanopartícula. ;Ele estava com a pesquisa muito adiantada e dizia estar cansado da UnB, mas falava que não queria fazer concurso, porque não gostava muito de fazer provas;, contou a amiga Luana Muniz, 21. Todos os sonhos foram interrompidos na noite de quinta-feira.

Velório

O diretor do Departamento de Física da Universidade de Brasília (UnB), Felippe Beakline, contatou ontem parentes de Arlon, no Paraná. Ele chegou a um primo da vítima, identificado apenas como Eduardo, e, então, conseguiu conversar com um irmão do estudante da UnB. O corpo do pesquisador será levado para a cidade natal, Rio Branco do Sul. ;Nós estamos resolvendo trâmites, mas uma irmã está a caminho para levar o corpo para o Paraná, onde será enterrado;, afirmou o diretor.

Amigos e colegas de Arlon se mobilizaram e passaram a tarde levantando dinheiro para que o estudante de física seja velado no DF antes do traslado. Eles precisam de R$ 1,6 mil. ;Ele estava feliz. Havia conseguido bons resultados com a tese de doutorado. É uma perda muito grande e queremos fazer essa última homenagem para ele;, explicou Felipe Rodrigues, 28, aluno de pós-graduação em física.

A vítima

Arlon Fernando da Silva

; Tinha 29 anos
; Nasceu em Rio Branco do Sul, no Paraná
; Era vegetariano
; Gostava da banda alemã de hard rock Rammstein
; Mudou-se para Brasília a fim de fazer o mestrado. Finalizou a pesquisa em 2015 e passou no doutorado
; Deu aulas como professor substituto no Departamento de Física no segundo semestre de 2016 e no curso de verão, em 2017
; Morava na quitinete de um condomínio do Sudoeste desde 1; de setembro. Antes, vivia na 912 Norte
; Tinha dois gatos, o Pirata e o Timmy

A partir de vídeos e depoimentos, a polícia tenta reconstruir o latrocínio do estudante atacado e morto em ciclovia localizada entre as sedes dos três poderes locais. Aluno da UnB havia trocado o Paraná por Brasília para fazer mestrado e doutorado

* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação