postado em 14/12/2017 11:03
Os alunos que dependem do Passe Livre Estudantil terão o benefício suspenso durante as férias. O início e o fim da determinação variam de acordo com os dados enviados pelas instituições de ensino, que informam a relação de alunos matriculados e os dias de início e começo do ano letivo. Cerca de 195 mil estudantes utilizam o passe no Distrito Federal.
Alunos que fazem cursos de verão ou que frequentam escolas que ainda devem repor disciplinas, por exemplo, terão o benefício até que as aulas sejam encerradas. Os estagiários e os participantes do programa Jovem Candango não serão afetados com a suspensão do benefício, pois recebem vale-transporte.
Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o custo dessa gratuidade para o GDF em 2017 foi de cerca de R$ 30 milhões por mês. No recesso escolar, estima-se que os valores caiam para aproximadamente R$ 9 milhões.
Passe livre garantido para quem mora longe
A lei que dispõe sobre o Passe Livre Estudantil estabelece o direito à gratuidade para estudantes que residam ou trabalhem a mais de 1km de onde estão matriculados. O direito vale nas linhas do serviço básico de transporte público que passam nesses estabelecimentos.
Com informações da Agência Brasília