Cidades

Zoológico de Brasília abre nova licitação para gestão de lanchonetes

Nenhuma empresa se inscreveu na primeira licitação. Agora, interessados têm até 3 de janeiro para apresentar propostas que atendam às necessidades dos visitantes e servidores

postado em 19/12/2017 19:35
Segunda licitação foi convocada diante da ausência de interessados no primeiro certame, promovido em setembro
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) divulgou um novo edital de licitação para uso comercial das duas lanchonetes do espaço. Em setembro, a instituição anunciou um certame com o mesmo objetivo, mas não recebeu projetos de interessados.
As empresas licitantes deverão apresentar duas propostas de preços, uma referente a cada lanchonete. A oferta vencedora será a que cumprir mais itens do edital. As firmas habilitadas para seguir no processo serão anunciadas em 3 de janeiro, no auditório do Jardim Zoológico, às 9h.



O objetivo da abertura de lanchonetes é atender não somente o público, como também os servidores do local. A melhor oferta será escolhida pela modalidade de tomada de preços. A documentação deve ser entregue em dois envelopes: um com os dados para habilitação da empresa e outro com a proposta de preço.

[SAIBAMAIS]O resultado do certame será divulgado em duas fases. Na primeira, agendada para janeiro, ocorrerá a análise e seleção dos documentos apresentados para habilitação. A segunda etapa terá data divulgada posteriormente. Nela, haverá o julgamento das propostas submetidas e a escolha da que melhor se adequar.

As empresas interessadas precisam estar registradas e habilitadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e poderão apresentar propostas para qualquer uma das duas lanchonetes. No entanto, os serviços serão contratados para apenas uma delas. Leia aqui o edital.

Empresas deverão promover sustentabilidade


O edital salienta que as firmas selecionadas deverão contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio do cumprimento de uma série de itens. Entre eles, estão o uso de unidades movidas à base de combustíveis renováveis, o cuidado com as substâncias dos materiais utilizados, a separação e classificação dos resíduos descartados, a economia de energia, o descarte adequado de materiais como pilhas e baterias e a atenção à segurança dos empregados.

O espaço de 1,4 milhão de metros quadrados recebe cerca de 800 mil pessoas por ano e fica aberto de terça-feira a domingo - exceto no período de férias escolares, quando funciona diariamente. Segundo o edital, a justificativa para abertura de licitação não se restringe somente à ausência de lanchonetes no Jardim Zoológico. O objetivo dela é incentivar a visitação e permanência do público no local, além de atender às demandas da população.

;A falta de locais de alimentação impede o atingimento da finalidade da FJZB, de incentivar a visitação pública com oferta de atrações e espaço de qualidade. Somado a este fato, na época em que as lanchonetes ficaram fechadas, houve um grande número de reclamações junto à ouvidoria, o que reforça a necessidade de manter abertas as lanchonetes no período em que o zoológico está em funcionamento;, destaca o documento.

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