Cidades

Cantatas de Natal e atrações musicais embalam festas de fim de ano no DF

O Coral Filarmônico da Catedral e a Serenata de Natal fazem apresentações nesta quarta-feira; Torre de TV também tem programação especial

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 20/12/2017 14:52
Torre de TV recebeu iluminação de Natal e conta com programação especial gratuita

Em meio ao clima natalino de enfeites e iluminações em Brasília, outra atração ganha espaço entre os brasilienses: as cantatas. Os grupos, a maioria formados por voluntários, entoam canções natalinas em creches, asilos, shoppings, praças públicas, pontos turísticos e quadras residenciais.
Além dos corais, apresentações musicais e shows também agitam a cidade neste Natal. A fonte luminosa da Torre de TV faz projeções na cortina d;água acompanhadas de músicas. Os espetáculos ocorrem a cada meia hora, das 18h30 à 00h10, e têm duração de 10 minutos. Nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro, as atividades na fonte começam mais cedo, a partir das 9h.
[SAIBAMAIS]
Também na Torre de TV, há uma programação especial de Natal, planejada de sábado (23/12) a segunda (25/12), com atrações em um palco. O evento traz bandas como Scalene, Surf Session, Paralamas do Sucesso, Jammil e Carnavália, além de uma apresentação dos alunos da Escola de Música de Brasília. A entrada gratuita, mas o público pode doar alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e livros infantis, que serão entregues a instituições de caridade.

A temporada de cantatas deste ano em Brasília já está perto do fim. Para quem não conseguiu assistir às apresentações dos corais, ainda está tempo.

Confira os horários e dias das mais tradicionais apresentações de Natal

Coral Filarmônico da Catedral
O grupo faz, nesta quarta-feira (20/12) um concerto especial de Natal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A apresentação será às 20h, com entrada gratuita.
Coral Filarmônico da Catedral faz apresentação especial de Natal nesta quarta
O coral ganhou grande expressividade a partir de 2005, após sofrer uma reestruturação sob a regência do do Maestro Daniel Távora Kacowicz. O repertório para esta noite inclui canções natalinas acompanhadas de fanfarra, uma orquestra de metais.

Além das apresentações de fim de ano, os coralistas tem atividades programadas durante todo o ano, e são responsáveis pelas músicas e canto de missas, além de celebrações especiais. Pessoas de todas as idades que possuem alguma experiência de canto coral participam do grupo. Para quem tiver interesse, a inscrição para novos integrantes em 2018 está aberta. Mais informações na secretaria da Catedral.

Serenata de Natal
O coral fez apresentações na Rodoviária do Plano Piloto, na terça-feira
A música é levada diretamente às quadras residenciais, pontos turísticos e às instituições colaboradoras. Nesta quarta-feira (20/12), o grupo faz apresentações na Asa Norte, passando pelas quadras 307, 109, 314, 211 e 211, a partir das 19h. No mesmo horário, na quinta-feira (21/12), o coral finaliza uma série de seis dias de cantatas, passando pela 304 e 102 Sul, bem como a 107, 114 e 407 Norte. Este ano, o coral já cantou em locais como Colina, Praça dos Cristais, Rodoviária do Plano Piloto, Estação Central do Metrô, Catedral e Pontão, além de outras quadras residenciais, todas escolhidas por meio de sorteio.

A Serenata de Natal é um dos maiores e mais tradicionais corais natalinos da capital, chegando, em 2017, à 37; edição. O grupo é formado por centenas de integrantes de todas as idades, familiarizados ou não com as técnicas de canto, que se voluntariam e ensaiam durante meses para as apresentações de fim de ano.

Os ensaios são realizados na Universidade de Brasília, apoiadora da iniciativa, mas qualquer pessoa pode se voluntariar. Os coralistas, assim como toda a comunidade que acompanha o espetáculo, são convidados a doar alimentos, roupas, brinquedos e materiais de higiene, que serão destinados a instituições de caridade.
Coral Ecumênico
O grupo se apresenta no sábado, no Templo da Boa Vontade
O Templo da Boa Vontade promove a Cantata de Natal com o Coral Ecumênico, neste sábado (23/12). O coro apresenta tradicionais canções natalinas a partir das 18h30, no ambiente principal da Pirâmide de Sete Faces. A entrada é de graça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação