Publicidade

Correio Braziliense

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Natal

Shopping centers terão horário ampliado e serviços públicos funcionam em escala especial


postado em 21/12/2017 11:41 / atualizado em 29/12/2017 14:26

(foto: Luis Nova/Esp. CB/DA Press)
(foto: Luis Nova/Esp. CB/DA Press)

Com a chegada do Natal, os estabelecimentos da cidade têm o horário de funcionamento diferenciado. Confira como shopping centers, serviços públicos, pontos turísticos e bancos vão funcionar.

Leia as últimas notícias do Distrito Federal 
 
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF(Sindivarejista), os 30 mil estabelecimentos comerciais do DF não funcionam no Natal. Na véspera, as lojas podem abrir, mas devem fechar às 19h, respeitando a jornada máxima de seis horas de cada funcionário. Contudo, os clientes que já estiverem dentro dos locais continuam a ser atendidos.
 

Bancos

 
Os agências bancárias também fecham no Natal, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As operações podem ser feitas pelos caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking. Também é possível pagar os boletos por meio de agendamento eletrônico ou Débito Direto Autorizado (DDA).

Shopping Centers

(foto: Carlos Vieira/CB/DA Press)
(foto: Carlos Vieira/CB/DA Press)


Alameda Shopping
O shopping fecha no Natal. Na véspera, as lojas e quiosques ficam abertas das 9h às 18h30, e a praça de alimentação funciona das 10h às 18h30.

Boulevard Shopping
No Natal, as lojas e a área de lazer do Boulevard Shopping ficam fechadas, enquanto a abertura dos estabelecimentos da área de alimentação são facultativos, podendo acontecer das 12h às 22h. 

O horário de funcionamento no dia 24 ocorre das 9h às 17h, com exceção da área de lazer. Com o término do feriado, as atividades voltam ao normal.

Brasília Shopping
No domingo (24/12), o horário de funcionamento é das 9h às 17h. Já no Natal, as lojas ficam fechadas, enquanto a abertura das áreas de alimentação e lazer é opcional.

Conjunto Nacional
Na véspera de Natal, o shopping abre das 9h às 19h. Já no dia 25, as lojas estão fechadas. O funcionamento volta ao normal no dia seguinte.
 
Pátio Brasil
De 21 a 23 de dezembro, o shopping do Setor Comercial Sul tem horário prolongado e funciona das 9h às 23h. No dia seguinte, ele fecha quatro horas antes. O Pátio Brasil fica completamente fechado durante o Natal.

JK Shopping
No dia 24, o JK shopping fica aberto das 9h às 19h. As lojas fecham no feriado, e cabe a cada estabelecimento da praça de alimentação a opção de funcionar ou não.

ParkShopping
Até o dia 23/12 abre das 9h à 0h. No dia 24/12 das 9h às 17h. No dia de Natal, das 12h às 22h.
 
DF Plaza
De segunda a sábado (18 a 23/12), o shopping abre 9h e fecha às 23h. Na véspera de Natal, o horário de funcionamento vai ser das 10 às 17h. Já no dia 25, as lojas estarão fechadas, mas os restaurantes podem abrir - cabe a cada estabelecimento decidir. 

Casa Park
No dia 24, cada lojista decide se abre ou não as portas, das 10h às 16h. No dia de Natal as lojas vão estar fechadas.  

Transporte público 

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


Ônibus
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que, na segunda (25), os ônibus seguirão a tabela dos domingos (40% da frota), com reforço de acordo com a demanda.

Metrô
Funciona normalmente no domingo (24), das 7 às 19 horas, e não circula na segunda (25).
 

Serviços públicos 

 
Hemocentro
Não funciona nos dias 24 e 25 de dezembro

Na Hora
As unidades fecham no sábado (23), no domingo (24) e na segunda (25).

Procon
Na segunda (25) os postos do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) não atendem o público.

Secretaria de Fazenda
As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionam na segunda-feira (25). O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente. Emissões de segunda via para pagamentos de impostos e parcelamentos poderão ser feitas normalmente pelo portal da Secretaria de Fazenda.

Saúde
Unidades de pronto-atendimento (UPAs) e emergências estarão abertas normalmente, mas os ambulatórios e os centros de saúde, fechados. Algumas unidades básicas de saúde (UBS) funcionam aos sábados, das 7 horas ao meio-dia. A relação completa está disponível no site da secretaria.

Segurança pública
Na segunda-feira (25), as delegacias funcionarão em sistema de plantão 24 horas. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis durante as 24 horas do feriado.

 

Pontos turísticos 

(foto: Carlos Vieira/CB/DA Press)
(foto: Carlos Vieira/CB/DA Press)

Jardim Botânico
Fecha no domingo (24) e na segunda (25).

Jardim Zoológico
Aberto durante o feriado, das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (pessoas acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Planetário de Brasília
No domingo (24) abre das 8 horas às 13h30. Não abrirá no Natal (25).

Catetinho
Fecha na segunda (25).

Torre de TV
Abre no domingo (24) das 9 às 14 horas. Na segunda (25), somente das 14 às 19 horas.

Torre de TV Digital
Visitação está suspensa para manutenção.

Memorial dos Povos Indígenas
Na véspera de Natal (24), o museu funciona das 10 horas ao meio dia e na segunda (25) estará fechado.

Museu Nacional
Fechado na segunda (25).
 
Bibliotecas 

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)
Fechada para reforma desde abril.

Biblioteca Nacional de Brasília
Na sexta-feira (22) abre normalmente, das 8 horas às 19h45, e fica fechada do sábado (23) até 1° de janeiro.

Casa do Cantador
Não abrirá na segunda (25).

Centro Cultural Três Poderes
Não abrirá no domingo (24) e na segunda (25).

Cine Brasília
Fechado na segunda (25).


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade