Cidades

Temperatura chega a 31°C, mas há previsão de chuvas nesta quarta-feira

Segundo Inmet, quarta-feira será de céu encoberto com variação de nebulosidade. Alerta de chuvas fortes em áreas isoladas se mantém

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 27/12/2017 08:48
Segundo Inmet, chuvas existe a possibilidade de chuvas fortes no final desta quarta-feiraA quarta-feira (27/12) amanheceu com o céu encoberto na capital federal. Durante a madrugada, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram temperaturas de 20;. Entretanto, a oscilação de temperatura e umidade será constante ao longo do dia. A máxima deverá ficar em 31; nas horas mais quentes. A umidade do ar varia entre 35% a 95%. A média histórica de chuva para dezembro deverá ser alcançada na próxima semana, entretanto, devido às poucas chuvas durante o ano, a média anual ficará abaixo do esperado.

Segundo a meteorologista consultora do Inmet Ingrid Peixoto, a previsão de chuvas mais intensas durante o período da tarde se mantém. ;Essas chuvas são típicas de verão. É preciso ficar atento a possíveis transtornos como queda de galhos de árvores;, afirmou.

Ingrid ainda reforçou a previsão de que dificilmente a meta anual de 1.540,6 milímetros será alcançada em 2017. ;Teríamos que ter chuvas de 250 milímetros. E nas nossas previsões só teremos chuvas que alcançarão somente 100 milímetros;, afirmou.

Nível dos reservatórios

Na última atualização da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa) na tarde de terça-feira (26/12), o volume útil do Descoberto seguiu a tendência de recuperação. O reservatório marcava 27%.
No começo de dezembro, a Adasa divulgou uma nova Curva de Acompanhamento, com metas a serem seguidas pelo Descoberto, que à época marcava 10,2% do volume total. O objetivo era fechar o ano com, pelo menos, 11%, e terminar o período chuvoso, em maio, com 50% do volume total do Descoberto.
Com os índices atuais, o Descoberto não só fica acima do dobro do esperado para o fim de dezembro, como supera o esperado para janeiro de 2018 (15%) e se aproxima do estimado para o fim de fevereiro (32%). Mesmo com as subidas, ainda não há previsão de quando o racionamento de água possa chegar ao fim.


Santa Maria supera a meta de dezembro


Assim como os índices do reservatório do Descoberto, o de Santa Maria superou a meta estipulada pela Adasa para o mês de dezembro. Nesta terça-feira (26/12), o nível de água marcou 28,5%. A média esperada para o mês era de 26%. No entanto, a agência reforça que os cuidados para economia de recursos hídricos devem continuar.

Metas estipuladas pela Adasa para o reservatório de Santa MariaSegundo a Adasa, a captação no reservatórios tem sido fortalecida com a chuva mais intensa nesta época do ano. As novas metas mensais da curva de acompanhamento para o reservatório de Santa Maria já foram divulgadas. A resolução n; 28 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira. O manancial do Santa Maria é responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto de Brasília, do Lago Sul e da região do Paranoá.

Os níveis mínimos de volume estipulados valem para o período de dezembro de 2017 a maio de 2018. De acordo com a projeção, as metas para os primeiros meses do ano são:

Janeiro: 28%
Fevereiro: 36%
Março: 41%
Abril: 46%
Maio: 47%
As porcentagens são definidas por critérios como precipitação e vazão dos afluentes, aferidas semanalmente pela Adasa.

Pelas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros meses de 2018 terão chuvas dentro da média. De acordo com o instituto, é esperada para janeiro uma precipitação de 247,4 milímetros. Já em fevereiro, a quantidade de chuva deve atingir a média de 217,5 milímetros. Em março, o esperado é de 180,6 milímetros.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação