Jornal Correio Braziliense

Cidades

Morre o elefante Babu, aos 25 anos, no Zoológico de Brasília

Babu estava no Zoo de Brasília há 22 anos e era um dos animais mais famosos do local. Sua marca registrada era usar a tromba para brincar com a terra

[SAIBAMAIS]Um grupo de seis veterinários, dois zootecnistas e sete tratadores acompanham a necropsia e investigam o que pode ter levado Babu ao óbito. Fragmentos da pele e amostras do sêmen também serão coletadas para inclusão no banco de germoplasma do zoológico. A medida tem como função a preservação da informação genética do animal e pode servir futuramente até para inseminação artificial.

Babu era considerado um jovem adulto. Elefantes em cativeiro costumam viver até os 60 anos. A partir dos 40 anos, são considerados idosos.

Cuidados redobrados com Belinha

Com a morte do elefante, a atenção será redobrada nos cuidados com Belinha, que vivia no mesmo recinto que Babu. Os dois vieram da mesma reserva, na África do Sul, e não tinham filhotes juntos. Além de Belinha, o zoo ainda tem mais um exemplar da espécie, o elefante Chocolate, que chegou a Brasília após ser resgatado de um circo.

[FOTO1084597]