Cidades

Motoristas de aplicativos pedem mais espaço no aeroporto de Brasília

Condutores que trabalham com o uso de aplicativos querem liberação de local para aguardar passageiros. Reivindicação é defendida pelo presidente da categoria, mas divide taxistas que trabalham no mesmo local. Inframerica estuda o pedido da associação

Camila Costa - Especial para o Correio, Juliana Andrade
postado em 09/01/2018 06:00
Taxista Carlos Serra (D) defende reivindicação dos motoristas de aplicativo, enquanto o colega Sérgio Bertolo discorda da solicitação

Cansados de serem multados enquanto aguardam passageiros para embarque nas imediações do Aeroporto de Brasília, motoristas de aplicativos reivindicam a liberação de um espaço no local. Para isso, entraram em contato com a Inframerica. ;A aplicação de multas no aeroporto tem sido algo recorrente e alvo de reclamação dos condutores;, justifica Bismarck Konrad Hegermann, presidente da Associação dos Motoristas Prestadores de Serviços de Transporte Individual Público e Privado de Passageiros por Aplicativos Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede no Distrito Federal (Amstip-DF).

Leia as últimas notícias do Distrito Federal

Bismarck diz que os associados vão até o aeroporto em torno de cinco vezes por dia. ;Se toda vez que a gente for lá, tomar uma multa, vamos viver para pagar as infrações;, reclama. Ele adianta que a ideia é levar o embarque dos passageiros dessas plataformas digitais para a rampa exterior do aeroporto. ;O embarque seria na rampa externa, na parte superior, os demais condutores, de carros particulares, ficariam na rampa interna. Acredito que, dessa forma, vá dar um bom resultado para a gente;, avalia.

A proposta é bem-vinda, diz o presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal, Suéd Silvo, desde que o local a ser reservado para os motoristas de aplicativos ;não se torne um ponto de espera de passageiros;, ressalta. ;A organização é benéfica, pois quem ganha é a sociedade. O que não pode acontecer é a criação de um ponto onde eles fiquem puxando fila à espera dos clientes;, frisa. Para os taxistas, o ponto de espera é na plataforma externa inferior. Suéd lembra que eles também estão sujeitos a multas, em caso de embarque de passageiro na parte superior.

Desentendimentos


Contrário à aprovação da medida, o taxista Sérgio Lamartine Bertolo, 53 anos, não concorda com o presidente da categoria. Para ele, se for destinado o espaço requerido, haverá um desconforto entre os colegas de profissão. Na sua opinião, se o aplicativo indica onde o passageiro está, definindo o ponto de embarque, não há necessidade da existência de um local fixo para esses motoristas. ;Eles já entraram de forma errada no sistema, nos prejudicaram e ainda os colocariam para embarcar como nós fazemos? Acho que seria melhor evitar o choque, até porque houve desentendimentos entre as duas categorias;, ponderou.

Com 30 anos de profissão, o taxista Carlos Serra, 54, discorda do colega. Ele defende que haja um espaço regulamentado para os motoristas de aplicativo, no entanto, que seja com segurança para os passageiros. ;Vemos muitos carros com placas de fora da cidade. Não se sabe quem é esse motorista. Quem vai colocar sua filha dentro desse veículo para ir para escola? Ou seja, se o motorista for legalizado e o transporte for seguro, acho que não teria problema;, defende Carlos.

Em nota, a Inframérica informou que, para a melhoria no atendimento ao público do aeroporto, a empresa tem realizado negociações com os prestadores de serviços de transporte individual de passageiros. Assim que as tratativas estiverem concluídas, o público será informado, destacou no texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação