Cidades

Creches não devem ser escolhidas só por aspectos físicos, diz especialista

O credenciamento na Secretaria de Educação, por exemplo, é um requisito básico e obrigatório para que as creches funcionem

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 11/01/2018 06:00

Mais do que um ambiente para recreação, as creches são um local de aprendizado. Sem falar que são imprescindíveis para os pais que trabalham e não têm com quem deixar os filhos pequenos. ;A família não pode escolher apenas por ser um local lindo e colorido. É o início da aprendizagem. São os anos mais importantes da criança em sociedade;, salienta Paola Aragão, especialista em comportamento educacional e professora lotada da Secretaria de Educação.


Ela aconselha aos pais ficarem atentos não só aos aspectos físicos e de segurança dessas instituições, mas também aos profissionais que trabalham no local. A instituição também precisa ser credenciada pela Secretaria de Educação. A recente divulgação de um vídeo mostrando uma professora agindo com violência contra uma criança acendeu as discussões sobre um temor dos pais: ter o filho maltratado em um ambiente que escolheram para que os pequenos fossem cuidados com carinho e proteção.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP-DF), são raros os casos de agressão em creches do Distrito Federal, como o ocorrido em uma instituição particular de Taguatinga Norte. A situação veio à tona dia 28 de dezembro após o pai da menina ter postado vídeo em rede social mostrando uma professora agredindo a menina, identificada como Rafaela, que estava sentada juntos aos colegas de sala e chorava muito.


O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Polícia Civil. A delegada-chefe Ana Cristina Santiago informou que a autora das agressões passará por processo administrativo e foi afastada das funções. ;A família registrou a ocorrência. Com o vídeo, fica mais fácil de se analisar e investigar;, disse Ana Cristina.

Além do caso de agressão, a Secretaria de Educação afirmou que a unidade não firmou convênio com o Governo do Distrito Federal. O credenciamento é um requisito básico e obrigatório para que as creches funcionem, informou a pasta. Atualmente, o DF conta com 232 creches ativas.

Mobilização

O caso de Taguatinga comoveu a população do DF. Na publicação feita pelo pai da criança, pessoas postaram mensagens horrorizadas com as cenas. Uma delas era uma mulher, que preferiu não ser identificada. O filho mais novo, 6, é colega de classe da aluna agredida. O menino estudava na instituição há quase um ano. Porém, foi retirado pela família no mesmo dia da divulgação. ;Nós havíamos decidido pela manhã devido às mudanças de comportamento do meu filho. Vi a publicação à tarde. Foi o estopim;, afirma a mãe do menino.

[SAIBAMAIS]Ela conta que desde agosto o garoto passou a chorar para não ficar na creche. ;Ele falava ;por favor, por favor, não me leve!’ e começou a ter medo de escuro;, destacou a mulher, que pagava R$ 600 de mensalidade. A mãe do menino se arrepende de não ter pesquisado sobre a instituição e os profissionais que trabalham no local. ;Não sabia que o local não era credenciado. Perdi a confiança em creches. Hoje, quem cuida do meu filho é minha mãe;, concluiu.

De acordo com a SSP-DF, não há um estudo sobre agressões em creches porque são muito esparsos. A delegada Ana Cristina concorda com o órgão. De abril de 2017 até o momento, ela verificou três casos de agressão em creche. ;São remotos, mas é fundamental que as famílias pesquisem o máximo que puderem antes de matricular seus filhos;, orientou.

Atenção redobrada

A diretora de uma escola em Valparaíso, Priscilla Gomes, 41, pesquisou muito antes de matricular o filho, 4, em uma creche de período integral na cidade. O garoto estuda na instituição desde março de 2017. ;Senti que ali seria bom para ele, pois meu filho tem intolerância alimentar e as professoras são muito atentas;, disse a mãe.

A especialista Paola Aragão alerta que é preciso desconfiar de instituições que normalmente pagam um preço abaixo do mercado aos funcionários ou que não definam um nível de escolaridade adequado. ;Quando se paga menos, provavelmente é por conta da falta de qualificação. Porém, antes de tudo isso, é preciso que o profissional seja carinhoso. É uma relação de afeto entre eles e a criança;, completou.

Escolha certa

Cuidados no momento de decidir pela creche dos filhos


Antes da matrícula
; Analisar aspectos físicos;
; Observar a segurança do local: salas, área de recreação, banheiros e piscina, se houver;
; Verificar se os profissionais do estabelecimento são qualificados;
; Atentar para a relação das crianças com os profissionais;
; Questionar sobre a quantidade de alunos por turma.

Após a adaptação
; Se ocorrer mudança de comportamento, investigar com a instituição sobre o ocorrido;
; Ficar atento sobre mudanças repentinas no humor da criança, como agressividade, choro e recusa em retornar à escola,
; Observar possíveis marcas no corpo;
; Em caso de agressão comprovada por algum profissional, recorrer imediatamente à delegacia ou denunciar pelos números 100 e 190, que pode ser de forma anônima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação