Cidades

Apesar de reação negativa a alerta dos EUA, número de crimes no DF assusta

Mesmo com reações negativas à recomendação dos Estados Unidos para evitar quatro cidades do DF, os número da criminalidade mostram um cenário de insegurança

Walder Galvão*, Jéssica Eufrásio*
postado em 13/01/2018 08:00
O aviso do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que alertou os viajantes norte-americanos a não visitar quatro cidades do Distrito Federal, provocou reações negativas e revolta nos brasilienses. No entanto, o ano de 2018 começou mesmo marcado pela violência na capital do país. Ontem, um homem morreu após levar 10 tiros em Samambaia. Além disso, quatro bandidos, dois deles armados, tentaram assaltar um dos shoppings mais movimentados de Brasília, o Conjunto Nacional. A região é cercada por hotéis, bancos e centros comerciais frequentados diariamente por turistas.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) não tem os dados consolidados de quantos crimes ocorreram em 2018 no DF. Mas o Correio levantou que nove pessoas morreram de forma violenta até o 12; dia do ano. Na quinta-feira, um homem foi executado no Paranoá Parque, localizado em uma das cidades citadas na nota dos EUA. Um suspeito disparou contra a vítima por volta das 15h. Também houve um suposto feminicídio em São Sebastião, outra cidade não recomendada para os turistas norte-americanos. Lá, um policial militar teria matado a namorada e cometido suicídio em seguida.

[SAIBAMAIS]O balanço mais recente da SSP considera o período de janeiro a outubro de 2017. Segundo os dados, Ceilândia, também citada na lista de restrições norte-americana, aparece no topo do ranking, com 8.727 ocorrências dos mais diversos crimes. Em segundo, fica Brasília, com 7.810. Samambaia está na terceira colocação, com 5.749 casos. Além de Ceilândia, outras três cidades recomendadas para serem evitadas à noite ; Santa Maria, São Sebastião e Paranoá ; figuram em 7;, 9; e 11; lugares, respectivamente.

Na quinta-feira, o GDF rechaçou a recomendação do Departamento de Estado norte-americano e salientou que a realidade das quatro cidades citadas não pode ser comparada à de ;outras localidades violentas no Brasil e no exterior;. ;Nelas, vivem cerca de 600 mil habitantes que trabalham, estudam e convivem numa situação de absoluta normalidade. Como em qualquer cidade no mundo ocorrem crimes, mas tudo dentro da normalidade;, informou a nota.


Dinâmica social

Para a especialista em segurança pública e professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) Marcelle Figueira, esses números não podem ser analisados de forma absoluta. Segundo ela, é necessário levar em conta as dinâmicas sociais da população que vive em cada uma dessas regiões e os tipos de delito considerados. De acordo com Marcelle, a quantidade de pessoas em determinada cidade não diz respeito ao total de crimes registrados nela e não há, necessariamente, um fator que possa ser relacionado a isso e analisado de forma isolada.


Ainda segundo Marcelle, as pessoas classificam a segurança da área onde moram a partir das relações de vizinhança que estabelecem. ;Os habitantes de determinada região se percebem mais ou menos inseguros a partir de outras variáveis que estão relacionadas à dinâmica social deles. É evidente que a população se sinta indignada, mas, se formos buscar as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública, vamos ver que a recomendação dada pelo governo norte-americano não seria muito diferente de uma emitida pelo governo brasileiro para que os turistas daqui evitassem o bairro do Bronx, em Nova York, por exemplo;, compara.

Insegurança

Confira as 10 cidades com mais ocorrências de crimes entre janeiro e outubro de 2017

; Região administrativa - total de crimes

Ceilândia - 8.727
Brasília - 7.810
Samambaia - 5.749
Taguatinga - 5.616
Recanto das Emas - 3.310
Planaltina - 3.253
Santa Maria - 2.653
Gama - 2.603
São Sebastião - 1.677
Guará - 1.615
Fonte: SSP-DF

Passaporte na mão

Os cinco os países que mais enviaram turistas para o Brasil em 2016:

1 - Argentina
2 - Estados Unidos
3 - França
4 - Portugal
5 - Alemanha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação