Jornal Correio Braziliense

Cidades

Inaugurado equipamento que leva água do Lago Paranoá para o Plano Piloto

Com a tecnologia, GDF espera reduzir a demanda dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria



Apesar de inaugurado oficialmente hoje, o booster está em funcionamento desde a última quinta-feira (11/1). Com o equipamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) pode transferir até 280 litros de água por segundo do Lago Norte para a ETA, abastecendo Asa Sul, Asa Norte, Noroeste e Sudoeste, e, em breve, Águas Claras, Guará e Vicente Pires.


Água excedente

[SAIBAMAIS]Esse montante, segundo a Caesb, é um excedente de água que não vinha sendo usado pela região já abastecida pelo Lago Paranoá. "Essa obra dá versatilidade a todo o sistema de abastecimento. Com isso, se poupa a barragem do Descoberto e vamos, cada vez mais, aumentar o volume de água à disposição da população", declarou o governador Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia de inauguração.


"O que lançamos hoje é uma elevatória de pressurização. Invertemos o fluxo, trazendo água do Lago Norte para o Plano Piloto e aumentando a transposição de água", explicou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. "Antes, a água ia da região central para o Lago Norte. Com o booster e a ETA, (a água) passa a fazer o caminho inverso."

Com informações da Agência Brasília