Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ponte JK fica interditada parcialmente hoje para teste de limpeza

Interdição na Ponte JK ocorre apenas no sentido Lago Sul. Novacap testa método de limpeza para depois definir cronograma. Água utilizada no processo é imprópria para o consumo

A ideia, segundo a Novacap é fazer a limpeza sem o uso de produtos químicos, já que os resíduos caem diretamente no Lago Paranoá, o que poderia dificultar o tratamento da água, que está sendo usada para consumo humano. A água bruta, aplicada em alta pressão, será suficiente para remover a sujeira, inclusive dos arcos.

Caso o teste dê certo, a Novacap vai montar um cronograma de limpeza que será divulgado posteriormente. A ação vai contar com dez pessoas da companhia para fazer o serviço. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai auxiliar na segurança dos funcionários e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), na interdição da via e na colocação de sinalizações luminosas.

Histórico de limpeza

Desde a inauguração, em dezembro de 2002, a Ponte JK foi lavada apenas duas vezes. A última ação foi realizada em 2014, durante a preparação para a Copa de Futebol, quando Brasília foi palco de sete jogos do mundial. A primeira lavagem foi feita em maio de 2011. A Novacap não soube informar se nas limpezas houve ou não a utilização de produtos químicos.


Com informações de Bruna Lima (Esp. para o CB)