Um teste de limpeza com "água bruta" - líquido que ainda não foi tratado e, por isso, é impróprio para o consumo humano - será realizado na Ponte JK, em Brasília, na manhã desta terça-feira (16/1). Para isso, o trânsito ficará interditado parcialmente no sentido Plano Piloto - Lago Sul. A interrupção do tráfego está prevista para começar às 9h e só deve terminar às 11h. No sentido Plano Piloto, no entanto, o trânsito permanecerá liberado. Durante a interdição, agentes do Detran ajudarão a direcionar o fluxo de carros e motos no local. O trabalho de limpezaserá feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
A ideia, segundo a Novacap é fazer a limpeza sem o uso de produtos químicos, já que os resíduos caem diretamente no Lago Paranoá, o que poderia dificultar o tratamento da água, que está sendo usada para consumo humano. A água bruta, aplicada em alta pressão, será suficiente para remover a sujeira, inclusive dos arcos.
Caso o teste dê certo, a Novacap vai montar um cronograma de limpeza que será divulgado posteriormente. A ação vai contar com dez pessoas da companhia para fazer o serviço. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai auxiliar na segurança dos funcionários e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), na interdição da via e na colocação de sinalizações luminosas.
Histórico de limpeza
Desde a inauguração, em dezembro de 2002, a Ponte JK foi lavada apenas duas vezes. A última ação foi realizada em 2014, durante a preparação para a Copa de Futebol, quando Brasília foi palco de sete jogos do mundial. A primeira lavagem foi feita em maio de 2011. A Novacap não soube informar se nas limpezas houve ou não a utilização de produtos químicos.
Com informações de Bruna Lima (Esp. para o CB)