Cidades

Ponte JK fica interditada parcialmente hoje para teste de limpeza

Interdição na Ponte JK ocorre apenas no sentido Lago Sul. Novacap testa método de limpeza para depois definir cronograma. Água utilizada no processo é imprópria para o consumo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 16/01/2018 06:30

Caso o teste na Ponte JK dê certo, a Novacap vai montar um cronograma de limpeza que será divulgado posteriormente

Um teste de limpeza com "água bruta" - líquido que ainda não foi tratado e, por isso, é impróprio para o consumo humano - será realizado na Ponte JK, em Brasília, na manhã desta terça-feira (16/1). Para isso, o trânsito ficará interditado parcialmente no sentido Plano Piloto - Lago Sul. A interrupção do tráfego está prevista para começar às 9h e só deve terminar às 11h. No sentido Plano Piloto, no entanto, o trânsito permanecerá liberado. Durante a interdição, agentes do Detran ajudarão a direcionar o fluxo de carros e motos no local. O trabalho de limpezaserá feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A ideia, segundo a Novacap é fazer a limpeza sem o uso de produtos químicos, já que os resíduos caem diretamente no Lago Paranoá, o que poderia dificultar o tratamento da água, que está sendo usada para consumo humano. A água bruta, aplicada em alta pressão, será suficiente para remover a sujeira, inclusive dos arcos.

Caso o teste dê certo, a Novacap vai montar um cronograma de limpeza que será divulgado posteriormente. A ação vai contar com dez pessoas da companhia para fazer o serviço. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai auxiliar na segurança dos funcionários e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), na interdição da via e na colocação de sinalizações luminosas.

Histórico de limpeza

Desde a inauguração, em dezembro de 2002, a Ponte JK foi lavada apenas duas vezes. A última ação foi realizada em 2014, durante a preparação para a Copa de Futebol, quando Brasília foi palco de sete jogos do mundial. A primeira lavagem foi feita em maio de 2011. A Novacap não soube informar se nas limpezas houve ou não a utilização de produtos químicos.


Com informações de Bruna Lima (Esp. para o CB)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação