Jornal Correio Braziliense

Cidades

Justiça do DF mantém direito de operação de albergue na W3 Norte

Decisão veio da 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do Distrito Federal. Estabelecimento luta para conseguir a regulamentação

O albergue Sete Turismo e Hospedagem LTDA, conhecido por Hostel 7, continua com direito de operar na W3 Norte. A decisão veio da 1; Juizado Especial da Fazenda Pública do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) na tarde de terça-feira (16/1).
Leia as últimas notícias do Distrito Federal
O hostel, que funciona no local há cinco anos e hospedou pessoas de cerca de 130 países, aguarda o resultado da Licença de Funcionamento, que deve ser emitido pela Administração Regional do Plano Piloto. Com isso, o magistrado entendeu que não há motivação contra segurança, meio ambiente, saúde pública ou precariedade do estabelecimento.
[SAIBAMAIS]Além disso, a justiça compreendeu que o albergue não ofende ;as normas legais de natureza urbanística previstas para a área onde ela funciona;. O proprietário da empresa, Alfredo Moreira, relatou ao Correio que o hostel luta para conseguir a regulamentação da empresa.
Além disso, disse compreender que a Agefis faz o trabalho rotineiro e de relevância no Distrito Federal. ;O governo reconhece a gente. Existimos legalmente, pagamos nossos impostos, contribuímos com o governo. Na verdade, é uma história de luta pela regulamentação. É uma empresa que está preocupada com o fomento do turismo do planalto central;, explicou Alfredo.
Em nota, a Agefis informou que interditou o local em novembro do ano passado, pois o albergue apresentou licença de funcionamento apenas para operar como agência de turismo. Disse, ainda, que não foi comunicada da decisão judicial e só poderá se manifestar a respeito após o conhecimento do teor do caso. Procurada, a Administração Regional do Plano Piloto não atendeu as ligações.