Jornal Correio Braziliense

Cidades

Instituto Hospital de Base inicia seleção para contratar 708 servidores

Amanhã, serão conhecidas as regras para o primeiro processo seletivo do Instituto Hospital de Base. Previsão é de que 708 profissionais assumam os postos a partir de 26 de março

Parte dos contratados substituirão os 501 servidores públicos que pediram para serem transferidos para outras unidades quando o IHBDF passou a funcionar, na última sexta-feira. Dos 3,2 mil funcionários, 2,7 mil optaram por permanecer na maior unidade de saúde da capital federal. O hospital funcionará com orçamento semelhante ao de 2016: R$ 602 milhões.

Ismael Alexandrino, diretor presidente do IHBDF" />

Mais contratações

Antes mesmo de concluir o primeiro processo seletivo, adianta Ismael Alexandrino, a direção do IHBDF trabalha no planejamento de outra seleção. Dessa vez, serão contratados fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos da área administrativa. Os números e as datas do próximo processo ainda não foram definidos. A expectativa é que saia no fim do primeiro semestre. Nesse caso, podem haver outros requisitos para a contratação. ;Estamos avaliando a necessidade de análise de currículos e de entrevistas, aliada ao resultado das provas;, avalia. Isso seria para contratar melhores profissionais e para áreas específicas. A unidade apura o deficit de profissionais.

A precariedade da estrutura de tecnologia da informação do IHBDF preocupa Ismael. Terão de ser criadas estruturas de compra e planejamento, serviços antes concentrados pela Secretaria de Saúde. A unidade não conta com plataformas para geração de dados, como custos, volume em estoques etc.


A reforma administrativa que criou o Instituto Hospital de Base não modifica as regras de assistência aos pacientes. As políticas públicas continuam sendo definidas pela Secretaria de Saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Base segue público e gratuito. A unidade é referência nas áreas de trauma, cardiologia, oncologia e neurocirurgia. A Secretaria de Saúde criou o IHBDF com o objetivo de dar mais eficiência e qualidade, com otimização dos custos e dos processos de compra de insumos e contratação de serviços e profissionais. Em média, o hospital terá de aumentar os atendimentos em 20%.