Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pacotão comemora 40 anos com escolha de marchinha para o carnaval

Tradicional bloco comemora 40 anos de folia e escolhe hoje a marchinha para o carnaval. A festa será no Conic a partir das 14h



Jadir Rodrigues, 68 anos, participa há 10 anos do evento e está confiante que levará o primeiro lugar de 2018. ;A culpa não é sua nem minha, mas este ano eu levo a marchinha;, canta o aposentado. Jadir escolheu falar sobre a Lava-Jato. ;Sempre abordamos assuntos políticos quentes, que estão na mídia. Vivemos tantas tristezas com a política que, com o Pacotão, trazemos um pouco de alegria para as pessoas;, conta.

Mais conhecido como ;Wilsinho Red;, Wilson Veleci, 54 anos, além de ajudar na organização do evento, também participa com suas composições. ;Comecei vendendo bebidas no evento e, há 15 anos, decidi participar fazendo as músicas. O Pacotão é uma forma de dizer para os políticos que não somos bobos e estamos de olho em tudo que eles fazem;, diz o técnico administrativo na Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos.



Tradicionalismo


Criado em 1978 pelo Clube da Imprensa, o bloco Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, o Pacotão tem esse nome por causa do conjunto de medidas para reformar o Poder Judiciário, anunciado pelo então presidente Ernesto Geisel. O Pacote de Abril estabelecia mandato presidencial de seis anos, eleição direta para um terço do Senado Federal e bancada maior para os estados menos desenvolvidos. Como forma de protesto, jornalistas promoveram uma manifestação criando o bloco carnavalesco. Figura criada para despistar os militares, Charles Preto é o responsável pelo bloco e esse nome é uma homenagem ao presidente do Departamento de Turismo da época: Carlos Black Pereira.

Na contramão na Avenida W3, no sentido Norte/Sul, os participantes cantam marchinhas criticando a política brasileira. ;Não defendemos políticos, partidos ou candidatos. Queremos apenas nos expressar livremente e com ironia;, explica Joka Pavaroti.

Para o presidente da Liga de Blocos Tradicionais, Jorge Cinas, não só o Pacotão, mas todos os blocos tradicionais de Brasília carregam a memória da cidade. ;É preciso preservar a memória desses blocos, pois eles retratam Brasília. No caso do Pacotão, é uma forma de falar sobre o momento político em que vivemos;, observa Cinas.

Envie sua música

Interessados podem enviar até duas músicas em arquivo MP3 com a letra e dados do autor pelo e-mail pacotaofolia@gmail.com.

Programe-se

Concurso de Marchinhas
do Pacotão 2018

Quando: hoje, a partir das 14h
Onde: Praça Ari Para Raios, Conic

Desfile do Pacotão

Quando: 11 e 13 de fevereiro, a partir das 12h
Onde: concentração na comercial da 302/303 Norte, em frente ao restaurante Picanhas do Sul
Contatos: pelo e-mail pacotaofolia@gmail.com ou pela página do Facebook Pacotaofolia