Publicidade

Correio Braziliense

DF registra o dia mais quente do ano: termômetros marcam 29,9ºC

Previsão do tempo destaca que o início da semana será de calor, mas chuvas voltam a partir de quinta-feira


postado em 21/01/2018 18:07 / atualizado em 22/01/2018 14:04

Há seis dias sem chuvas, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 30% ao longo do dia(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
Há seis dias sem chuvas, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 30% ao longo do dia (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

 
Os termômetros da capital federal marcaram 29,9ºC neste domingo (21/1). Esse é, segundo avaliação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente de 2018 até agora. O registro fica quase 3ºC acima da média para esta época do ano: 27ºC.
 
 
E segundo o instituto, vem mais calor aí: o termômetros devem passar dos 32°C nesta semana, mas os amantes do mormaço não terão longa temporada de alegria. Já na quinta-feira as chuvas voltam a cair na capital federal, e a tendência é que se prolonguem pelo fim de semana.
 
Há seis dias sem chuvas, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 30% ao longo do dia. “Estamos vivendo um veranico. É pouco frequente no verão, mas acontece”, explica o meteorologista do Inmet Luiz Cavalcante. 
 
O  veranico é quando o espaço de tempo entre as chuvas aumenta e isso gera uma onda de calor. A temperatura alcançada neste domingo se deve à combinação de três fatores: sol, poucas nuvens e umidade relativa do ar baixa. 
 
Ver galeria . 7 Fotos Antonio Cunha/Esp.CB/D.A Press
(foto: Antonio Cunha/Esp.CB/D.A Press )
 
 

O recorde de 2017

 
No ano passado, as temperaturas começaram a subir em outrubro. Durante três dias consecutivos, a capital federal registrou recordes de calor. Em 15 de outurbo — também um domingo —, os termômetros do Inmet marcaram 37,3ºC. A maior temperatura já registrada no DF. Naquele dia, a umidade relativa do ar caiu a 11%. 

Outro recorde de calor, segundo gráficos históricos do Inmet, ocorreu em 18 de outubro de 2015, quando os termômetros alcançaram 36,4ºC.

Previsão do tempo

 
Nesta segunda-feira (22/1), os termômetros devem marcar 30ºC nas horas mais quentes do dia. A mínima na madrugada deve ser de 18ºC. O céu fica de claro a parcialmente nublado. 
 
Na terça-feira (23/1), segundo o Inmet, a tendência é de esquentar ainda mais: 31ºC de máxima e 19ºC de mínima. A unidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade