Cidades

DF registra o dia mais quente do ano: termômetros marcam 29,9ºC

Previsão do tempo destaca que o início da semana será de calor, mas chuvas voltam a partir de quinta-feira

Otávio Augusto
postado em 21/01/2018 18:07
Há seis dias sem chuvas, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 30% ao longo do dia
Os termômetros da capital federal marcaram 29,9;C neste domingo (21/1). Esse é, segundo avaliação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente de 2018 até agora. O registro fica quase 3;C acima da média para esta época do ano: 27;C.
E segundo o instituto, vem mais calor aí: o termômetros devem passar dos 32;C nesta semana, mas os amantes do mormaço não terão longa temporada de alegria. Já na quinta-feira as chuvas voltam a cair na capital federal, e a tendência é que se prolonguem pelo fim de semana.
[SAIBAMAIS]Há seis dias sem chuvas, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 30% ao longo do dia. ;Estamos vivendo um veranico. É pouco frequente no verão, mas acontece;, explica o meteorologista do Inmet Luiz Cavalcante.
O veranico é quando o espaço de tempo entre as chuvas aumenta e isso gera uma onda de calor. A temperatura alcançada neste domingo se deve à combinação de três fatores: sol, poucas nuvens e umidade relativa do ar baixa.
[FOTO1091799]

O recorde de 2017

No ano passado, as temperaturas começaram a subir em outrubro. Durante três dias consecutivos, a capital federal registrou recordes de calor. Em 15 de outurbo ; também um domingo ;, os termômetros do Inmet marcaram 37,3;C. A maior temperatura já registrada no DF. Naquele dia, a umidade relativa do ar caiu a 11%.

Outro recorde de calor, segundo gráficos históricos do Inmet, ocorreu em 18 de outubro de 2015, quando os termômetros alcançaram 36,4;C.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (22/1), os termômetros devem marcar 30;C nas horas mais quentes do dia. A mínima na madrugada deve ser de 18;C. O céu fica de claro a parcialmente nublado.
Na terça-feira (23/1), segundo o Inmet, a tendência é de esquentar ainda mais: 31;C de máxima e 19;C de mínima. A unidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação