Renato Alves
postado em 21/01/2018 20:28
O Plano Piloto de Brasília foi tomado por cartazes com fotografias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste fim de semana. Todos trazem a mensagem "Lula é inocente". A maioria foi colada em pontos de ônibus.
O Correio encontrou os cartazes fixados em paradas ao redor da Câmara Legislativa, perto do Palácio do Buriti, ao longo da Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O material foi espalhado pela capital do país dias antes do julgamento de Lula, marcado para quarta-feira (24/1), no Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). A Corte vai analisar o recurso da defesa do ex-presidente contra condenação na Lava-Jato em primeira instância.
O juiz Sérgio Moro condenou Lula a uma pena de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O petista teria recebido da construtora OAS 1 apartamento tríplex no Guarujá (SP) para favorecer a empreiteira em contratos com a Petrobras.
Integrantes do PT, como o ex-governador Agnelo Queiroz, vão viajar a Porto Alegre,enquanto movimentos sociais pró e contra Lula organizam atos nesta semana para acompanhar o julgamento. Na véspera do julgamento, petistas vão fazer uma vigília em frente ao STF.