Cidades

Obras para ampliação do metrô começam em 2019, promete Rollemberg

A licitação deve ocorrer no segundo semestre deste ano

Rodolfo Costa
postado em 22/01/2018 14:18

Em solenidade no Palácio do Planalto, Rollemberg assegurou que as obras do Metrô-DF devem começar em 2019

Após a, no Palácio do Planalto, o governador Rodrigo Rollemberg prometeu um cronograma de execução da licitação e da obra. A expectativa de Rollemberg é a de que a licitação seja lançada no segundo semestre deste ano. ;Não é uma licitação simples. Ainda precisam fazer estudos;, afirmou. O objetivo do Governo do Distrito Federal é que o processo esteja finalizado até o fim do ano, para, ainda em 2018, ou no início de 2019, as obras possam ser iniciadas.

Já a licitação para a construção do viaduto que vai promover a interseção entre o Parque da Cidade e a EPIG deve ficar pronta em até dois meses, assegurou o governador do DF. ;A licitação do viaduto pode ser realizada rapidamente. O secretário de infraestrutura, Antônio Coimbra, afirmou que, em 60 dias, o edital para a construção estará nas ruas;, assegurou.

[SAIBAMAIS]O socialista destacou, no entanto, que o decreto assinado autoriza apenas a realização do processo de licitação, e não a liberação de recursos. ;Neste momento, não está sendo repassado o recurso, mas a autorização para a licitação com a garantia de que a União repassará os recursos tão logo a obra se inicie. É a Síntese do Projeto Aprovado (SPA);, explicou.

A liberação dos recursos está garantida por parte do governo federal, assegura o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. "Hoje, o GDF encontra este recurso no orçamento do governo federal para proceder, tão logo conclua a licitação. Após a conclusão do processo licitatório, esta autorização para o início da obra será, também, concedido, e isso quer dizer que os recursos serão garantidos;, destacou.

O auxiliar de Temer explicou, ainda, que a modernização das linhas do metrô em Samambaia não contempla uma prioridade. Mas, sim, tira do papel um projeto que já estava pronto para ser lançado. ;Neste caso específico, são projetos que estavam no ministério das Cidades por parte do governo do DF. Não é questão de priorizar e não priorizar. São projetos que estavam conclusos do GDF e que o governador, juntamente com sua equipe, cobrou do ministério, e nós promovemos a liberação desta SPA para que realizasse a licitação e promovesse posteriormente a realização destas obras;, justificou Baldy.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação