Cidades

Veranico: DF enfrenta mais um dia de calor enquanto a chuva não volta

Terça-feira será de céu claro a parcialmente nublado, com máximas de 31°C. Há possibilidade de chuvas, porém, para a tarde de quarta-feira

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 23/01/2018 08:05
Apesar do calor durante o dia, áreas descampadas registraram frio de 13°C ao amanhecer
O veranico continua nesta terça-feira (23/1) no Distrito Federal. Após um amanhecer ensolarado, o sol pode aparecer entre nuvens no fim da tarde, mas não há previsão de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor também se mantém, com termômetros marcando até 31;C.


Porém, para alegria daqueles que não suportam o sol forte, os dias ensolarados neste janeiro estão próximos do fim. Nestas quarta e quinta-feira (24 e 25/1), há possibilidade de chuvas isoladas. E a partir de sexta-feira (26/1), já se pode dizer que vai chover no DF.

Enquanto as chuvas não voltam, o céu sem nuvens leva à alta amplitude térmica. Assim como na segunda-feira (22/1), os termômetros marcaram apenas 13;C durante a manhã na estação meteorológica automática de Águas Emendadas, em Planaltina.

Muita gente não entendeu o porquê da temperatura tão baixa. Afinal, com o calor acima dos 30;C durante o dia, era preciso ar-condicionado ou ventilador para conseguir dormir.

O meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet, explica que a temperatura no DF varia também em função da localidade. Zonas mais urbanizadas tendem a segurar o calor. "E Águas Emendadas, onde se registrou o frio, está em um descampado próximo a nascentes", aponta.

Verão ou veranico?


O verão começou, no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro. No Brasil, mais especificamente no Distrito Federal, a estação conhecida pelo calor torna-se mais amena até do que o quente setembro por causa das chuvas. Dificilmente as temperaturas passam dos 30;C entre janeiro e março.

[SAIBAMAIS]Chama-se de veranico a pequena estiagem dentro da estação chuvosa. Ou seja, ainda que o DF esteja no verão, pode-se considerar o calor seco desta semana um veranico. De acordo com o Inmet, eles não são incomuns e podem ocorrer em todos os anos.

Com a volta das chuvas neste fim de semana, o volume acumulado em janeiro voltará a subir. Por enquanto, o índice estacionou em 95,9 milímetros, apenas 38% dos 247,4mm esperados para o mês. O Inmet, porém, ainda estima que o tempo chuvoso na próxima semana devam reestabelecer os índices.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação