Cidades

Roubos e furtos de veículos viram rotina nos setores hoteleiros Sul e Norte

De janeiro até outubro do ano passado, 3.908 veículos foram roubados no Plano. Um aumento de 3% em relação a 2016

Thiago Soares
postado em 01/02/2018 06:00
[FOTO1097366]

Os setores hoteleiros Sul (SHS) e Norte (SHN) têm registrado, diariamente, ocorrências de furtos a veículos. As ações acontecem nos estacionamentos públicos e em vagas improvisadas, principalmente na madrugada, em pontos que dificilmente podem ser observados pelos funcionários e pelas câmeras de segurança dos hotéis. Um dos casos mais recentes aconteceu ontem. Um ônibus de turismo que estava estacionado na Quadra 4 do SHS foi arrombado. O bandido levou ao menos cinco malas.
Os passageiros do ônibus são 21 pessoas vindas de Pernambuco. O grupo estava hospedado em um hotel da quadra. Quase na hora de retornarem ao Nordeste, eles foram surpreendidos com a porta do veículo danificada. Nas malas levadas havia roupas, calçados, relógios, laptops, víideo-game, entre outros. ;São constantes as reclamações de clientes sobre arrombamentos de carros. Por ser um ponto tão importante da cidade, os setores hoteleiros mereciam uma atenção maior com a área de segurança;, reclama Djacir Coelho, gerente do Bristol, estabelecimento onde as vítimas estavam hospedadas.

O horário usado para ação contra o ônibus foi o mesmo em que o carro do servidor público Dyego Mendanha Maia, 30 anos, foi invadido. Há dois meses, o veículo teve um dos vidros quebrado, na Quadra 4 do SHN. Transferido de Goiânia, a vítima mora provisoriamente no Nobile Suítes Monumental. O episódio aconteceu em um fim de semana em que ele foi para a cidade natal de carona. ;Quando voltei, na segunda-feira de manhã, encontrei o carro com os vidros quebrados e todo revirado. Como eu não tenho costume de deixar objetos no carro, levaram apenas um óculos de sol;, lembra.

O estacionamento onde o carro de Dyego foi arrombado fica em frente ao esqueleto do Torre Palace Hotel. O local é movimentado durante o dia e os estabelecimentos ao redor têm equipamentos de vigilância, mas as câmeras não filmam todas as vagas. ;Sempre deixo o carro na fila que fica bem em frente aonde estou hospedado. Nesse dia (do furto), não consegui;, conta o goiano.

A gerência do Nobile informa os hóspedes sobre os riscos de deixar o carro estacionado nas vagas públicas. Há um alerta no hall de entrada do estabelecimento. ;Temos vagas privadas, mas nem todos contratam o serviço, por isso decidimos fazer esse comunicado. Do meio do ano passado para cá, os registros passaram a ser diários. Enviamos um ofício aos órgãos de segurança. Fizeram uma ação por uma semana apenas;, lembra Danilo Nunes, gerente do Nobile Suítes.

Precaução


O estacionamento preferido dos bandidos no SHS fica atrás do desativado Hotel Saint Peter, na Quadra 2. O advogado Diego Danieli, 37, teve o veículo arrombado no local. ;Foi no fim do ano passado. Levaram uma mochila com roupas de malhar. Depois disso, tive que passar a pagar por garagem privada;, conta.

Os dados referentes à criminalidade dos setores hoteleiros Norte e Sul estão incluídos no conjunto que reúne crimes do Plano Piloto, por isso a Secretaria de Segurança Pública alega não ter dados específicos da região hoteleira. De acordo com o órgão, de janeiro até outubro do ano passado, 3.908 veículos foram roubados no Plano. Um aumento de 3% em relação a 2016, quando houve 3.790 casos ; as ocorrências de novembro e dezembro não foram divulgadas.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no DF, Adriana Pinto, diz haver ;um certo descuido; das forças de segurança. ;Um lugar com um movimento mensal de 60 mil hóspedes deveria ser tratado com prioridade. Os hotéis estão concentrados em uma localidade, então, é mais prático manter um policiamento maior para evitar essas situações;, destacou. Ela ressaltou que a instituição envia ofícios constantes às polícias Militar e Civil.

Por meio da assessoria de comunicação, a PM informou que os setores recebem policiamento diário com uso de veículos e cavalaria. A corporação frisou ser fundamental o registro de ocorrências nas delegacias. ;Operações são realizadas conforme a necessidade da intensificação do policiamento na área. Para isso, o planejamento é realizado conforme a mancha criminal estabelecida por meio dos registros de ocorrência;, disse o texto oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação