Cidades

Padre Orestes, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, comemora centenário

Padre Ghibaudo Orestes celebra os 100 anos e diz que não é difícil chegar a essa idade se tiver saúde e um propósito na vida que, no caso dele, é a dedicação à juventude

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 01/02/2018 06:00
[FOTO1097364]

Com os cabelos brancos e segurando uma bengala, Ghibaudo Orestes caminha lentamente pelo altar da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, na 913 norte. Apesar da aparência frágil, as rugas que os anos trouxeram não chegam a revelar os 100 anos recém-completados. Nascido em 31 de janeiro de 1918, na província de Cuneo, região de Piemonte, na Itália, o religioso recebeu a ordenação sacerdotal aos 29 anos, quando deu início à sua extensa trajetória.
Sorridente, o padre conta que desembarcou no Brasil em 1951, como missionário. A primeira morada foi na capital de Roraima, Boa Vista, onde começou a trabalhar no meio educacional e com os jovens. Na cidade, foi um dos fundadores da Escola Euclides da Cunha. ;À época, era o diretor. Mas tive de perder, graças a Deus, a minha cidadania italiana;, brinca. ;Para poder trabalhar na educação, tinha que ser brasileiro e, naquele tempo, não se podia ter dupla cidadania. Não me arrependi da minha escolha e não é agora que vou me arrepender;, completa.

Pouco depois, no ano de 1954, foi para Três de Maio, no interior do Rio Grande do Sul. Na região, continuou o labor sacerdotal, além de se tornar diretor educacional do Ginásio Pio XII, cuja responsabilidade, naquela época, era do Instituto Missões Consolata (IMC).

;Como havia me tornado brasileiro e com atuação na rede pública, me mandaram (a arquidiocese, por ordem do Vaticano) para Brasília, em 1986. Só que para resolver o problema do (antigo) Colégio Paulo VI;, relembra Ghibaudo Orestes. A instituição de ensino, posteriormente, tornou-se Colégio JK, e o padre prosseguiu no corpo docente. Atualmente, no local, funciona o Alub.


Vivacidade


Desde sua chegada à capital federal, o sacerdote conserva amizades como a de Roberto Tenório, 71 anos, que acompanhou de perto os serviços prestados pelo religioso. ;Ele tem um trabalho belíssimo com os jovens, que é sua grande dedicação. Foi diretor do Encontro de Jovens com Cristo ;Segue-me, tornando-se o coordenador espiritual do movimento, que cresceu em nível nacional;, explica.

Ghibaudo Orestes permanece entre os jovens, ainda que com a idade bem avançada. ;É claro que eu não estou mais à altura para o chamamento da juventude. Mas o que eu faço é sentar e conversar, tornar a juventude feliz;, salienta.

Carisma é uma palavra que descreve o padre Ghibaudo Orestes, de acordo com amigos e companheiros de paróquia. Visto como uma pessoa muito alegre, mesmo aos 100 anos, continua influente entre os mais novos, que o apelidaram carinhosamente de ;Padreco;.

Para o secretário paroquial Julio Cesar Bacelar, 29 anos, Orestes é uma figura de grande importância. ;O padre é um missionário que ofertou a vida para a missão do evangelho. Sua grande paixão são os jovens, é como uma esperança para ele. É uma referência entre eles, sobretudo, no Segue-me, que o tem como um padrinho. Tudo por conta da carisma;, destaca.

Uma das paixões do padre Orestes é a música. O religioso toca piano e, atualmente, tenta aprender violão. ;A música foi feita para expressar o que se tem dentro. Evidentemente, não existe música sem uma palpitação de um coração com amor;, descreve o religioso.

;A música é algo de que ele realmente gosta. As missas dele acabam sendo mais cantadas, porque puxa os versos. O padre é muito animado, uma pessoa realmente abençoada por Deus;, acrescenta Roberto Tenório.

O advogado Gabriel Carvalho, 27, também vê o padre como um grande entusiasta. ;Ele está sempre muito alegre, embora tenha passado por momentos difíceis. Gosta de contar piada e de ser chamado de ;Padreco;. Ele próprio diz que é um velhinho. Esse é o jeito dele;, ressalta.

O segredo


Segundo o padre, não é muito difícil chegar aos 100 anos com saúde. ;É ter uma comunidade, um apoio. O amor é o que eu preciso para viver;, conta.

Dos céus, a proteção parece cobrir a vida de Ghibaudo Orestes. Nos últimos dez anos, o padre venceu um câncer na garganta, um tombo ; que o deixou na cadeira de rodas por alguns meses ;, e um acidente, quando parte do teto despencou em cima do religioso e o deixou machucado. Nada conseguiu derrubar a luz e a alegria que o missionário emana. ;Quero quantos anos mais tiverem de vir, só não quero o peso que vem com eles;, diz, entre risos.

Mansamente, aponta os quatro lemas de vida, que também são passados aos fiéis: ;felicidade, amor, compreensão e perdão;. A partir do significado dessas palavras é que o religioso leva seus dias, buscando alegrar o próximo. ;A minha felicidade depende do outro. Eu sou feliz à medida que faço o próximo feliz também. Por isso, tento preencher o meu tempo fazendo os outros felizes;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação